Abstract
O objetivo foi analisar os conflitos socioambientais de uso e ocupação do solo no entorno da represa Itupararanga. Foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, e envolveu uma revisão bibliográfica, levantamento documental, visitas e entrevistas. Foram classificados, conforme proposto por Little (2001), e identificados como conflitos em torno do controle sobre os recursos naturais; conflitos em torno dos impactos ambientais e sociais gerados pela ação humana e natural; e conflitos em torno do uso dos conhecimentos ambientais. Os conflitos decorrem do crescimento populacional na região não acompanhado por um planejamento adequado do uso e ocupação do solo, resultando em ocupação de áreas ambientalmente frágeis, da disposição in natura de esgoto na região do manancial, e da atividade agrícola com práticas inadequadas provocando a poluição da água por defensivos agrícolas, erosão e assoreamento de corpos d’água. A análise dos conflitos permitiu a elaboração de um conjunto de propostas que poderá subsidiar políticas públicas voltadas à mitigação dos efeitos na população e prevenir que embates semelhantes venham a ocorrer no futuro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference41 articles.
1. Arce, P. A., Pendloski, C. J. S., Oliveira, R. B., Gallardo, A. L. C. F., & Ruiz, M. S. (2014). Conflitos socioambientais em unidades de conservação em áreas urbanas: o caso do Parque Tizo em São Paulo. Holos, 30(01), 75-85. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1704.
2. Alarcon, G. G., Veiga Beltrame, A., & Karam, K. F. (2010). Conflitos de interesse entre pequenos produtores rurais e a conservação de áreas de preservação permanente na mata atlântica. Floresta, 40(2). http://dx.doi.org/10.5380/rf.v40i2.17825.
3. Bernardi, I. (2011). A implantação da APA de Itupararanga e seus reflexos nas políticas públicas e na conservação dos recursos naturais (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil. 100p.
4. Beu, S. E. (Org.). (2014). Educação ambiental e participação social na área de proteção ambiental - APA Itupararanga. São Paulo: Fundação Florestal. 152p.
5. Cetesb: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. (2018). Relatório de qualidade das águas interiores do Estado de São Paulo. São Paulo: Cetesb.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献