Abstract
O comércio eletrônico faz com que se entenda que a modalidade varejista vive uma nova era. Sua ascensão, a partir da década de setenta e impulsionado pela Internet consolida-se com as inovações tecnológicas na década de noventa. Neste cenário, a compreensão do comportamento do consumidor passa a ser fundamental na busca de estratégias, que não só consolide o mercado e a sua expansão, mas possa oferecer mais valor para os diferentes segmentos de clientes. O objetivo deste artigo é testar por meio de um experimento, como os consumidores avaliam e respondem aos impactos do frete (valor, prazo) e promoção na compra do comércio eletrônico, na dimensão das variáveis independentes, em relação a confiança da marca, valor da marca e na intenção de compra, variáveis dependentes. Foi desenvolvido um experimento formato 3x2x3, cujas relações estabeleceram combinações que envolveram essas variáveis. Os estímulos, utilizados para essas variáveis foram obtidas a partir da opinião de três especialistas de marketing. Posteriormente, para o teste do modelo hipotético da pesquisa, utilizou-se o teste MANOVA. Resultados indicaram que a modelagem testada a partir das 10 hipóteses construídas entre as variáveis não foram apoiadas. O que a princípio pode indicar que a reação do consumidor em relação às estratégias de utilização do preço e prazo do frete como diferencial promocional, não mais o é. Como contribuições gerenciais, os dados indicam que para o tênis que possui um ticket médio bem acima das compras do consumidor brasileiro, as promoções e os valores de frete não são tão importantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference63 articles.
1. Aaker, D. A. (1991). Managing Brand Equity. New York: Free Press.
2. Aaker, D. A (1998). Marcas – Brand Equity: Gerenciando o Valor da Marca. São Paulo: Negócio.
3. Alvarez, B., & Casielles, R. V. (2005). Consumer evaluations of sales promotion: The effect on brand choice. European Journal of Marketing, 39(1/2), 54-70.
4. Andrade, M.C.F. & Silva, N. G. (2017). O comércio eletrônico (e-commerce): Um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7(1), p. 98-111.
5. Ariely, D. (2008). Previsivelmente irracional: as forças ocultas que formam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.