Dualismo tecnológico da agricultura na área de influência do mega complexo mineral de Carajás, Amazônia Oriental, Brasil

Author:

Moia Gabriel Costa MacielORCID,Silva Rosa de Nazaré Paes daORCID,Martin Débora GonzagaORCID,Alves Vanessa da PaixãoORCID,Homma Alfredo Kingo OyamaORCID

Abstract

Este trabalho identifica os aspectos relevantes da modernização da agricultura com base nas características de 33 municípios sob influência do complexo minerário nos estados do Pará e Maranhão, para os anos de 2006 e 2017. Um conjunto de nove indicadores de modernização é submetido à análise fatorial, permitindo a criação de um índice de modernização sintetizado em três fatores: assistência técnica e uso de insumos modernos (fator 1); boas práticas agrícolas (fator 2); e organização social e crédito rural (fator 3). Os resultados apontam um crescimento na modernização da agricultura na região de, aproximadamente, 0,12 no período. Nos municípios do Pará verificou-se uma especialização a partir do fator 1, enquanto nos municípios maranhenses a modernização teve um caráter diversificado. O trabalho conclui que há dualismo tecnológico na região, com propriedades apresentando níveis distintos de tecnologia da agricultura. Esse dualismo é mais visível quando comparado a especialização da agricultura através dos fatores. Notou-se um salto maior da modernização nos municípios mais próximos das áreas de extração de minério, ainda que não presente em todas as propriedades. Este dualismo tecnológico pode ter impactos importantes no desenvolvimento econômico e social da região. Pode contribuir para desigualdades na produtividade, na distribuição de renda e na capacidade de competir no mercado global. Frequentemente, são necessárias políticas e intervenções para mitigar essa dualidade e facilitar a transição para tecnologias mais avançadas em todos os setores. Este trabalho contribui para a pesquisa empírica acerca do processo de modernização da agricultura brasileira em nível de municípios que abrigam e/ou sofrem influência da mineração em larga escala.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference41 articles.

1. BALSAN, R. Impactos Decorrentes da Modernização da Agricultura Brasileira. Revista Campo Território, v. 1, n. 2, p. 123-151, 2006.

2. BARROS, M. J. B. et al. Fronteira agrícola e conflitos territoriais nas Amazônias Brasileiras: a expansão do agronegócio da soja e seus efeitos no planalto de Santarém, Pará-Amazônia-Brasil. Ciência Geográfica, 2020.

3. BATISTA, M. L. B. et al. Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, 2022.

4. BENATTI, J. H. Carajás: desenvolvimento ou destruição. COELHO, M. CN e COTA, RG (eds.). Dez anos da Estrada de Ferro Carajás. Belém, UFPA/Naea, 1997.

5. CAMPOS, S. A. C.; PEREIRA, M. W. G.; TEIXEIRA, E. C. Trajetória de modernização da agropecuária mineira no período de 1996 a 2006. Economia Aplicada, v. 18, n. 4, p. 717-739, 2014.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3