Abstract
Este trabalho identifica os aspectos relevantes da modernização da agricultura com base nas características de 33 municípios sob influência do complexo minerário nos estados do Pará e Maranhão, para os anos de 2006 e 2017. Um conjunto de nove indicadores de modernização é submetido à análise fatorial, permitindo a criação de um índice de modernização sintetizado em três fatores: assistência técnica e uso de insumos modernos (fator 1); boas práticas agrícolas (fator 2); e organização social e crédito rural (fator 3). Os resultados apontam um crescimento na modernização da agricultura na região de, aproximadamente, 0,12 no período. Nos municípios do Pará verificou-se uma especialização a partir do fator 1, enquanto nos municípios maranhenses a modernização teve um caráter diversificado. O trabalho conclui que há dualismo tecnológico na região, com propriedades apresentando níveis distintos de tecnologia da agricultura. Esse dualismo é mais visível quando comparado a especialização da agricultura através dos fatores. Notou-se um salto maior da modernização nos municípios mais próximos das áreas de extração de minério, ainda que não presente em todas as propriedades. Este dualismo tecnológico pode ter impactos importantes no desenvolvimento econômico e social da região. Pode contribuir para desigualdades na produtividade, na distribuição de renda e na capacidade de competir no mercado global. Frequentemente, são necessárias políticas e intervenções para mitigar essa dualidade e facilitar a transição para tecnologias mais avançadas em todos os setores. Este trabalho contribui para a pesquisa empírica acerca do processo de modernização da agricultura brasileira em nível de municípios que abrigam e/ou sofrem influência da mineração em larga escala.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference41 articles.
1. BALSAN, R. Impactos Decorrentes da Modernização da Agricultura Brasileira. Revista Campo Território, v. 1, n. 2, p. 123-151, 2006.
2. BARROS, M. J. B. et al. Fronteira agrícola e conflitos territoriais nas Amazônias Brasileiras: a expansão do agronegócio da soja e seus efeitos no planalto de Santarém, Pará-Amazônia-Brasil. Ciência Geográfica, 2020.
3. BATISTA, M. L. B. et al. Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, 2022.
4. BENATTI, J. H. Carajás: desenvolvimento ou destruição. COELHO, M. CN e COTA, RG (eds.). Dez anos da Estrada de Ferro Carajás. Belém, UFPA/Naea, 1997.
5. CAMPOS, S. A. C.; PEREIRA, M. W. G.; TEIXEIRA, E. C. Trajetória de modernização da agropecuária mineira no período de 1996 a 2006. Economia Aplicada, v. 18, n. 4, p. 717-739, 2014.