Abstract
A acreditação hospitalar tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil, como uma ferramenta para garantir a qualidade e segurança dos serviços de saúde. A par dessa relevância, este artigo, no formato de ensaio teórico, apresenta um estado da arte da acreditação hospitalar no Brasil, analisando sua evolução, os principais modelos de acreditação implantados e utilizados e os impactos observados nas instituições de saúde, bem como a sua prerrogativa como elemento de ensino e pesquisa translacional. A conclusão desse artigo projetou que acreditação hospitalar se trata de uma estratégia importante na promoção da qualidade e segurança dos serviços de saúde. Os modelos de acreditação e seus respectivos critérios de avaliação contribuíram para a melhoria contínua das organizações de saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference36 articles.
1. Adams, S. C. et al. (2022). Safe care transitions for patients receiving parenteral nutrition. American Society for parenteral and Enteral Nutrition, 37(3), p. 493-508.
2. Alves, C. O., Gomes, E. C. & Santos, W. J. (2019). Impactos da acreditação hospitalar e as dificuldades para manter a qualidade nas instituições acreditadas. Revista Científica de Gestão Hospitalar, 1(1), p. 49-59.
3. Brancalion, F. N. M. & Lima, A. F. C. (2022). Gestão baseada em processos visando à melhoria dos resultados assistenciais e financeiros em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 56. e20210333.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. 3. ed. revista e atualizada. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
5. Cirino, J. A., Prestes, A., Lolato, G., Roberti, I. P. & Afonso, T. C. (2021). Estratégias para a acreditação dos serviços de saúde. Curitiba: Editora Appris. 161 p.