Abstract
Por meio da transformação digital os administradores públicos enxergaram novas possibilidades de otimização do trabalho, com resultados significativos para seus públicos. O valor da digitalização dos serviços governamentais é mais conhecido como e-governo. Nesse processo, contudo, apenas os benefícios de oferta do serviço estão sendo considerados deixando de fora os riscos do processo. A violação da privacidade, a fraude digital, os custos relacionados à interação digital com o governo e a exclusão de grupos vulneráveis, são alguns desses riscos. Essa pesquisa, chama a atenção para a pessoa idosa como um dos atores importantes do grupo de vulneráveis e apresenta as produções científicas acerca do idoso e sua relação com e-governo como uma das formas de auxiliar nas políticas públicas, levantando pontos sensíveis na priorização das ações. O objetivo desse estudo, portanto, é propor uma string de pesquisa adequada para ser utilizada nas bases de dados com a finalidade de se encontrar o melhor resultado de documentos quando a temática é o idoso no contexto do e-governo, comparando os resultados de pesquisa bibliométrica nas bases de dados Wos e Scopus. A string de busca proposta pelos autores, foi a que mais reportou documentos nas bases de dados com 926 resultados, superando as sugestões dos descritores controlados do DeCS com 340 e do MeSH com 647. Como limitações dessa pesquisa não foi possível identificar as duplicidades/ausências/presenças dos documentos que foram reportados em cada base pesquisada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference16 articles.
1. Alves, J. E. D. (2019). Envelhecimento populacional no Brasil e no mundo. Revista Longeviver.
2. Biscalchin, R. (2014). A terminologia e a tradução na construção de vocabulário controlado multilíngue. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 12(2), 136-149.
3. Cardoso, O. N. P. (2000). Recuperação de Informação. INFOCOMP Journal of Computer Science, 2(1), 33-38.
4. Dobrolyubova, E. (2021). Measuring outcomes of digital transformation in public administration: Literature review and possible steps forward. NISPAcee Journal of Public Administration and Policy, 14(1), 61-86.
5. Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献