Abstract
O tema suicídio é frequente em clínicas médicas psiquiátricas e psicológicas, se constituindo em uma epidemia silenciosa em todo o globo. A Campanha Setembro Amarelo visa estimular a divulgação do tema, buscando prevenir novos casos Em um momento no qual o mundo celebra a conquista de uma redução de 20% nas taxas de suicídio ao longo dos últimos 22 anos (OMS, 2023), o Brasil, infelizmente, enfrenta uma realidade contrastante, com preocupante aumento de 25% no mesmo período. Este projeto Campanha Setembro Amarelo: todos contra o suicídio - desenvolvido no Instituto de Natureza e Cultura (INC/UFAM) como ação de enfrentamento ao suicídio principalmente entre os discentes indígenas, teve como objetivos: desenvolver atividades de prevenção e sensibilização do suicídio através de Plantão Psicológico, garantindo atenção psicológica por meio do encontro face a face, escuta qualificada. Trata-se de um relato de experiência, cujo método teve como aporte a contribuição de estratégias teóricas e técnicas baseadas nas áreas de conhecimento dos profissionais participantes: Psicologia Clínica, Saúde, Pedagogia e Assistência Social. Como resultados serão descritas diferentes ações desenvolvidas pela equipe, tais como: rodas de conversas, videoconferências, caminhadas, atendimentos psicológicos em parcerias com voluntários que abraçaram o projeto, etc. Conclui-se que ações como essa são de grande importância em instituições de ensino superior, visto ser caracterizadas por um público de diferentes classes sociais, etnias, culturas que podem estar sendo atingidos por dores psicológicas extremas. Oportunidades como essa, favorecem a possibilidade de falar sobre as dores e encaminhá-las para cuidado especializado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. Beluso, M. L; Pereira, A. T.; Leopoldino, L. C. e Leme, V. B R. (2021) .Encontro de Combate e Prevenção ao Suicídio: Relato de Experiência em uma Universidade Pública. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1008-1025. ISSN 1808-4281. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.62707.
2. Bertolote, J. M., & Fleischmann, A. (2002). Suicide and psychiatric diagnosis: A worldwide perspective. World Psychiatry, 1, 181-185.
3. Botega, N.J e Cols. (2009). Comportamento Suicida: Conhecer para prevenir dirigido para Profissionais de imprensa. Comissão de Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria. Rio de Janeiro, ABP.
4. Botega, N.J. (2015). Crise Suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed.
5. Breton, H.; Alves, C. A. (2021). A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.17, n. 44, p. 1-14, jan./mar.. Disponível em: Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013/5526. Acesso em: 29 NOV2023. [ Links ]