Abstract
O artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a segmentação dos serviços de Assistência Técnica e da Extensão Rural (ATER) e sua relação com o Desenvolvimento Rural (In) Sustentável, objetivando efetivar uma agenda de pesquisa que estude tal relação, para compreender a função da ATER atualmente (2023), no processo de desenvolvimento rural sustentável, pois as lacunas estão presentes na compreensão deste processo. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo trata de uma revisão sistemática, sendo a base de busca utilizada Scopus, aplicando-se critérios de inclusão e exclusão para a seleção das pesquisas. Um total de 113 artigos retornaram com a estrutura de busca ARTICLE-TITLE-ABS-KEY (technical AND assistance AND rural AND extension), após a aplicação dos filtros relacionados ao “sustainable rural development” e dos critérios de inclusão e exclusão com a adequação de revisão sistemática chamada Systematic Review Checklist (CASP), 15 artigos foram selecionados. Os resultados apontam para a percepção do que se procura chamar de “segmentação” no que tange aos serviços de ATER, de maneira especial no Brasil, com uma prevalência da assistência técnica (AT) pontual e uma menor presença da extensão rural nas ações práticas executadas por empresas e organizações oficiais de ATER. Acerca da segunda questão da Extensão Rural (ER), tem, por definição, maior impacto para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Conclui-se, dessa forma, que o fortalecimento da ATER pública pode ser um caminho fundamental à promoção do desenvolvimento rural com bases sustentáveis.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference46 articles.
1. Alex, G., Zijp; W.; Byerlee, D. (2002). Rural Extension and Advisory Services: New Directions. Washington, D.C.: Agriculture & Rural Development Department, WorlBank. Rural Development Strategy Background, 49p.
2. Araújo, F. A. S., Andrade, L. P., Molica, R. J. R., & Andrade, H. M. L. S. (2022). Indicadores de sustentabilidade para sistemas agroflorestais: levantamento de metodologias e indicadores utilizados. Revista de Economia e Sociologia Rural, https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.246191
3. Assad, M. L. Almeida, J. (2004). Agricultura e Sustentabilidade. Ciência & Ambiente, n. 29, p. 15-30.
4. Belik, W. (2015). A Heterogeneidade e suas Implicações para as Políticas Públicas no Rural Brasileiro. RESR, Piracicaba-SP, v. 53, n. 01, p. 009-030, https://doi.org/10.1590/1234-56781806-9479005301001
5. Boff, L. (2012). Sustentabilidade: o que é: o que não é. Petrópolis, Editora Vozes, 208 p. ISBN 978-85-326-4298-1.