Abstract
O presente artigo teve como objetivo compreender como os egressos dos programas de mestrado perceberam os sentimentos vivenciados nas diferentes fases de orientação da dissertação. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, de corte transversal. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, de forma a facilitar sua análise e interpretação. A técnica de triangulação de pesquisadores também aconteceu e representou significativa importância para análise dos dados. Constata-se que o acompanhamento do estado emocional do mestrando representa fator importante para a construção de uma pesquisa e alcance de seus objetivos. Neste contexto, destaca-se que a relação orientando-orientador apresenta benefícios e implicações para os mestrandos durante o período da construção da dissertação. O estudo é relevante, pois servirá de base para conhecimento da comunidade acadêmica (orientando/orientando) bem como todo aquele interessado em buscar maiores informações sobre a temática, ainda servirá de parâmetro para estudos futuros.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference21 articles.
1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
2. DA CUNHA JUNIOR, Cesiro Aparecido et al. Representações Sociais de Emoções e Sentimentos na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Revista de Contabilidade e Controladoria (RC&C), v. 14, n. 1, 2022.
3. FALASTER, Christian; FERREIRA, Manuel Portugal; GOUVEA, Daniela Modolo Ribeiro de. O efeito da publicação científica do orientador na publicação dos seus orientados. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, p. 458-480, 2017.
4. FANTIATO, M., Métodos de pesquisa. Programa de Pós-graduação em sistema de informação. São Paulo: USP, 2015. Disponível em: Acesso em: 05 jul 2022.
5. FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista, p. 21-38, 2010.