Abstract
A Teoria da Legitimidade postula que as organizações buscam alinhar as suas ações com as normas e convicções da sociedade, a fim de estabelecer, manter ou recuperar a sua legitimidade perante os stakeholders. O escopo deste estudo consiste em aprofundar a compreensão da manifestação das estratégias de legitimação conforme delineadas por Suchman (1995) nos relatórios anuais de administração de uma cooperativa central. A pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada na análise documental, de natureza descritiva e longitudinal, abrangendo o intervalo temporal entre 2010 e 2017. A técnica de empregada é a análise de conteúdo temático. Os resultados da investigação indicam a clara intenção da cooperativa em buscar legitimar-se mediante uma perspectiva pragmática, com o objetivo de fomentar a confiança no consumo dos seus produtos e expandir a sua base de clientes. No âmbito moral, destaca-se a ênfase conferida à exposição de metas de curto e longo prazo nos relatórios anuais. Na esfera cognitiva, a organização direciona os seus esforços à manutenção da legitimidade, por meio do reconhecimento público da sua relevância societária, visando concretizar a redução dos custos dos produtos e o aprimoramento das condições de remuneração dos produtores rurais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference45 articles.
1. Alakent, E., & Ozer, M. (2014). Can companies buy legitimacy? Using corporate political strategies to offset negative corporate social responsibility records. Journal of Strategy and Management, 7(4), 318-336.
2. Barakat, S. R., Freitas, L. P., Boaventura, J. M. G., & MacLennan, M. L. F. (2016). Legitimidade: uma análise da evolução do conceito na Teoria dos Stakeholders. Revista de Ciências da Administração, 1(1), 66-80.
3. Bardin, L. (1991). Análisis de contenido (Vol. 89). Ediciones Akal.
4. Beuren, I. M., Gubiani, C. A., & Soares, M. (2013). Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas nos relatórios da administração de empresas públicas do setor elétrico. Revista de Administração Pública, 47(4), 849-876.
5. Beuren, I. M., Hein, N., & Boff, M. L. (2011). Estratégias de legitimidade organizacional de