Abstract
A evasão escolar nas instituições de ensino superior é um fenômeno complexo, seu estudo pode fornecer subsídios aos gestores das universidades para serem utilizados na orientação de políticas de permanência de alunos. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo, analisar, por meio do uso dos dados encontrados no banco de dados da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), quais os fatores que promovem a evasão e identificar as possíveis relações entre eles. Para esta pesquisa utilizou-se de metodologia quantitativa empregando predominantemente o método de análise estatística cross tabulation. Os resultados foram apresentados separadamente para cada uma das 12 variáveis analisadas e demonstraram principalmente que a maioria dos alunos que evadem estão cursando os dois primeiros semestres do curso e/ou possuem baixo desempenho acadêmico. A partir disso, os gestores podem pensar em iniciativas direcionadas a minimizar a evasão das faixas com maior concentração de abandono.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference8 articles.
1. BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011.
2. BIAZUS, Cleber Augusto et al. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo nos cursos de Ciências Contábeis. 2004.
3. DAVOK, Delsi Fries; BERNARD, Rosilane Pontes. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 503-522, 2016.
4. FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering education, v. 78, n. 7, p. 674–681, 1988.
5. FRITSCH, Rosangela; DA ROCHA, Cleonice Silveira; VITELLI, Ricardo Ferreira. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015.