Abstract
O consumo de óleo lubrificante dos motores diesel de embarcações offshore tem ganhado destaque tornando-se essencial para o controle de custo e de confiabilidade relacionados à lubrificação dos motores. O óleo lubrificante utilizado tem preço médio de USS 2.35/l. Portanto, 5.000 litros deste óleo custam, em média, 11,750 dólares. Determinada empresa que tenha uma frota de três navios de perfuração que utiliza este lubrificante terá um custo considerável com o óleo, pois, em média, se considerar que cada navio consome 10.000 litros por mês, isso dá um gasto de 23,500 dólares por navio e, consequentemente, um gasto total de 70,500 dólares por mês. Quando constatadas falhas no sistema de lubrificação (por deficiência ou excesso de óleo) de um conjunto mecânico, entre as peças mal lubrificadas, são encontradas algumas com sérios danos causados por superaquecimento decorrente do atrito seco. Lubrificante em demasia também causa danos as peças e componentes dos motores devido ao atrito de deslizamento. A realidade das empresas é retratada por imprecisão quanto ao consumo de óleo lubrificante. Neste sentido, o trabalho em questão trata da implementação de melhorias do consumo de lubrificante nos motores diesel de modo a solucionar a imprecisão da quantidade de óleo efetivamente consumida pelos motores diesel, utilizando a metodologia da distribuição de probabilidade t student oriunda da inferência estatística a qual fornece uma estimativa do consumo de lubrificante através do intervalo de confiança contendo a verdadeira média de todos os consumos de óleo lubrificante dos motores com 95% de confiança. Os dados foram coletados na forma de amostras e foram tratados utilizando a informação de consumo específico de óleo lubrificante através da relação g/kwh fornecida pelo manual do fabricante do motor diesel. A metodologia proposta apresentou bom grau de precisão, pois para o período de funcionamento de 10 dias do motor, o valor médio de consumo de óleo foi estabelecido pelo intervalo de confiança de 16,86 litros até 21,01 litros por dia. Já ao se utilizar o método atual, obteve-se apenas o valor médio de 26,75 litros de óleo consumidos por dia. Ao se comparar os dois métodos, constatou-se que a metodologia proposta é superior ao método atual.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference12 articles.
1. ALMEIDA, Paulo Samuel. Lubrificação Industrial - tipos e métodos de lubrificação. São Paulo. Saraiva, 2017.
2. BENSON, Verlin R., Oil Consumption measurements of a production Engine Using the Sulfur-Trace Method. 1999, 149p. Tese (doutorado) - USA: Pacific Union College, University of Northern Iwoa, 1999.
3. Dam, W. van; Kleiser, W. M.; (Oronite European Technical Center, Rotterdam, The Netherlands) “Lubricant Related Factors Controlling Oil Consumption in Diesel Engines”; Tribotest Journal, 3-1, September 1996.
4. FOLEY, Theresa et al. Optical path structure for open path emissions sensing with particulate matter and lubricating oil consumption absorption methodology. SPX Corporation, Charlotte, NC, US; US 6.900.893 B2 May. 31, 2005.
5. HILDINGER, O. Sistema de Medição de Consumo de óleo lubrificante por nível em motores de combustão interna. 2009. 127 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-graduação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.