Abstract
O mercado, no âmbito mundial, está cada vez mais competitivo e, por essa razão, as empresas necessitam de mais tecnologias e ferramentas que as auxiliem na melhoria dos seus processos produtivos e na tomada de decisões. O presente trabalho analisou o caso de uma fábrica de cadernos e teve como objetivo obter dados para escolher o arranjo físico mais adequado, com a finalidade de alcançar um padrão de eficiência operacional otimizada. Nesse sentido, a metodologia da realização do estudo de caso se deu em três etapas: a concepção, apresentando os objetivos, a definição do sistema e a construção do modelo conceitual; a implementação, onde foi realizada a construção do modelo computacional, por meio do software FlexSim®, simulando a situação inicial, a qual utiliza o modelo de layout em linha; e a análise, propondo um modelo de layout celular, o qual foi elaborado com o auxílio de técnicas de balanceamento de linha de montagem e testado por meio da execução dos experimentos no modelo computacional, simulado no mesmo software. O modelo proposto foi comparado com o da situação inicial e resultado obtido superou os dados iniciais no que diz respeito à capacidade produtiva, ao aproveitamento da área produtiva, à redução de máquinas no processo, à redução da mão de obra necessária e à redução da perda por transporte, atestando os benefícios que a literatura apresenta acerca da aplicação dessas tecnologias nos processos produtivos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference30 articles.
1. ABREU, J. A. (2017). Análise comparativa entre o método multicritério e simulação discreta no estudo de layout de uma pequena empresa. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes. Disponível em: https://uenf.br/posgraduacao/engenharia-de-producao/wp-content/uploads/sites/13/2013/04/Dissertac%CC%A7a%CC%83o-Je%CC%81ssica-Abreu.pdf Acesso em: 20 abr 2023.
2. AMARAL, B. H. Aplicação da Simulação de Eventos Discretos (SED) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Gestão da Produção. 2018. p. 115. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/40632/1/2018_tcc_bhamaral.pdf Acesso em: 20 abr 2023.
3. BANDINI, S; MANZONI, S; VIZZARI, G. Agent based modeling and simulation: an informatics perspective. Journal of Artificial Societies and Social Simulation, v. 12, n. 4, p. 4, 2009.
4. BARROS, G. A. A. Souza, J. A. S. (2018). Simulação de um Processo de Produção para uma Linha de Produção de Blocos Vazados em uma Indústria de Cerâmica Vermelha com Auxílio da Ferramenta Arena. Cerâmica Industrial, v. 23, n. 4, p. 25-33.
5. BANKS, J; CARSON, J. S. Introduction to discrete-event simulation. Proceedings of the 18th conference on Winter simulation. New York: Association for Computing Machinery, 1986.