Abstract
Os crescentes avanços tecnológicos que caracterizam a sociedade contemporânea têm ocasionado múltiplas transformações em distintos contextos, inclusive no âmbito educacional. Nesse ínterim, a Inteligência Artificial (IA) figura como uma temática emergente e dotada de complexidade, cuja aplicação tende a oportunizar contributos ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo em nível superior. Ante a este cenário, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar o panorama do ensino superior frente aos desafios concernentes a utilização e ao desenvolvimento da IA. Para tanto, empregou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um estudo bibliográfico. Os resultados obtidos demonstraram que a IA apresenta um conjunto de riscos e de benefícios e que as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras precisam desenvolver competências inerentes ao uso e a difusão de sistemas educacionais advindos da referida tecnologia. Outro aspecto pertinente corresponde a consolidação e legitimação de preceitos éticos concernentes a utilização da IA como mecanismo propulsor de um processo de ensino-aprendizagem mais flexível, autônomo e personalizado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference60 articles.
1. Ahadi, A. et al. (2022). Text mining in education: A bibliometrics-based systematic review. Education Sciences, 12(3):210.
2. Akinwalere, S. N., & Ivanov, V. (2022). Artificial intelligence in higher education: Challenges and opportunities. Border Crossing, 12(1), 1-15.
3. Alves-Mazzotti, A. J. & Gewandsznajder, F. (1999). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira.
4. Andrade, M. M. (2010). Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, Atlas.
5. Angelov, p. P. et al. (2021). Explainable artificial intelligence: an analytical review. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 11(5):1424.