Abstract
O artigo tem como objetivo analisar o desempenho do Orçamento Base Zero (OBZ) como ferramenta de orçamentação em uma empresa de economia mista, dos anos de 2018 a 2021. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso onde houve a análise quantitativa dos dados do realizado, do orçado e da variação das despesas e investimentos da organização. Também fora realizada a análise qualitativa da metodologia através de um questionário respondido pela equipe responsável pelo Controle Orçamentário quanto aos aspectos negativos e positivos do OBZ. Observou-se que o registro de eventos organizados em um Plano Orçamentário não necessariamente fará com que sejam totalmente realizados, e que a metodologia se destaca pelo controle orçamentário decorrente de seu rico detalhamento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference15 articles.
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
2. BARBOSA, Livia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil?. Ano 47, Volume 120 nº3 Rio de Janeiro: Revista do Serviço Público, 1996.
3. DELICADO Teixeira, Nuno Miguel; CABRAL Amaro, António Gerson. Avaliação Do Desempenho Financeiro E Da Criação De Valor – Um Estudo De Caso. Revista Universo Contábil, vol. 9, núm. 4, outubro-dezembro, , 2013, pp. 157-178 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil.
4. FREZATTI, Fábio; NASCIMENTO, Artur Roberto; JUNQUEIRA, Emanuel; RELVAS, Tânia Regina Sordi. Processo Orçamentário: Uma Aplicação Da Análise Substantiva Com Utilização Da Grounded Theory. o&s - Salvador, v.18 - n.58, p. 445-466 - Julho/Setembro - 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/rsb3hP5TWDXfLRjXCVfJfjr/?format=pdf&lang=pt.
5. GIL, Antonio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.