Unidades especializadas em Doença Renal Crônica do Rio de Janeiro – um retrato dos serviços formadores de nefrologistas

Author:

Campos Tatiane da SilvaORCID,Gomes Andréia PatríciaORCID

Abstract

Introdução: As unidades especializadas em Doença Renal Crônica são de extrema importância, uma vez que são capazes de evitar que pessoas com lesão renal cheguem precocemente à realização de Terapia Renal Substitutiva. Objetivo: descrever a estruturação de serviços e relacionar os achados com eventuais questões éticas que podem influenciar a assistência ofertada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo que apresenta a estruturação de 4 serviços de formação de especialistas em Nefrologia, localizados no Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores médicos de serviço, entre março e agosto de 2022, que descreveram brevemente a dinâmica de acompanhamento de pacientes, quais profissionais compõem a equipe, dias da semana que ocorrem atendimentos, número de atendimentos por ambulatório e se há entrada de novos usuários através do sistema de regulação. Os dados estão apresentados através de estatística descritiva simples. Foram também realizadas entrevistas com 63 profissionais atuantes nos ambulatórios e, desses, emergiram falas que também mostram a organização do serviço, sendo essas analisadas pela técnica de Bardin. Resultados: Identificamos uma desproporção no número de profissionais, sendo a maioria médicos, e nenhum dos serviços possui equipe completa conforme recomendado pelas legislações. Conseguimos apontar algumas fragilidades que observamos na prática durante a oferta de assistência, sendo essa uma realidade comum e frequente aos serviços. Conclusão: É urgente e necessário que o incentivo a essa oferta de atendimento seja revista pelo SUS, que o financiamento seja melhorado e, principalmente, que a equipe multiprofissional seja valorizada e vislumbrada como necessária.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference16 articles.

1. BARDIN, L. Análise de conteúdo – Tradução PINHEIRO, L. A. R. A. São Paulo: Editora 70, 2016. 279p.

2. BASTOS, M.G.; TIRAPANI, L.S.; FERNANDES, N.M.S. O encaminhamento tardio ao nefrologista, seu impacto no prognóstico e o comprometimento da eficiência no tratamento conservador. In: SILVA JÚNIOR, G.B.; et al. A nefrologia e o sistema de saúde do Brasil. São Paulo: Livraria Balieiro, 2019. p. 109-123.

3. BEAUCHAMP, T. L.; CHILDRESS, J. F. Princípios de ética biomédica. Tradução de PUDENZI, L. São Paulo: Loyola, 2002. 74p.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, jun 2013. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 22 jul. 2020.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde. Brasília, 2014. 37p.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3