Abstract
Políticas públicas e grandes projetos urbanos contemporâneos enquadram-se no modelo internacional de requalificação e reconstrução das cidades, resultante das transformações do capitalismo mundial. O traçado do trecho norte do Rodoanel, que abrange áreas da Serra da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo, exemplifica essa situação, agravada por uma visão de intervenção urbana voltada à implantação de vias expressas e complexos viários, priorizando o transporte individual. Este artigo visa contribuir para a compreensão desse processo, com base nos conceitos de vulnerabilidade social, desigualdade ambiental e transformações urbanas, bem como na análise da documentação institucional pertinente, incluindo relatórios ambientais e pareceres técnicos relacionados a esse empreendimento. Concluiu-se que o Rodoanel Metropolitano apresenta o perfil típico dos grandes projetos urbanos, como expressão do pensamento neoliberal no modo de pensar e planejar a cidade-espetáculo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference40 articles.
1. ACSELRAD, H. A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Acselrad, H. (org.). Rio de Janeiro, DP&A/ Lamparina, 2009.
2. ALONSO,A. e COSTA, V. Por uma Sociologia dos conflitos ambientais no Brasil. In:Encontro do Grupo Meio Ambiente e Desenvolvimento da Clacso , Rio de Janeiro, 22 e 23 de novembro de 2000. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/antigo/v1/pdf/Angela.pdf. Acesso em:20/11/2013.
3. ALVES, H. P. da F. Desigualdade ambiental no município de São Paulo: análise da exposição diferenciada de grupos sociais a situações de risco ambiental através do uso de metodologias de geoprocessamento. In:Revista Brasileira de Estudos Populacionais, São Paulo, v. 24, n. 2, jul-dez.,2007.
4. ALVES, H. P. da F. Vulnerabilidade socioambiental na metrópole paulistana: uma análise sociodemográfica das situações de sobreposição espacial de problemas e riscos sociais e ambientais in: Revista Brasileira de Estudos Populacionais, São Paulo, v. 23, p. 43-59, n. 1, jan-jun.,2006.
5. ASCHER, F. Los Principios del Nuevo Urbanismo. In: Nuevos Principios del Urbanismo. Alianza Editorial, 2004. Disponível em . Acesso em 13/12/13.