A UNASUL e a manutenção das democracias regionais

Author:

Pinto Rafael Cesar IlhaORCID

Abstract

A América do Sul é uma região marcada por disputas política internas nacionais que, cindiram por muitas vezes não só as sociedades nacionais, como também cercearam ou mesmo eliminaram o rito democrático, os mecanismos de controle social sobre o Estado e, em muitas circunstâncias, algumas instituições de sustentação dos regimes republicanos. Essas ‘aberturas e fechamentos’, nos processos de inclusão e democratização cidadã e das instituições das nações sul americanas já foi, em grande medida, estudado pelas teorias da transição democrática, pela ‘escola dependentista’, pela cultura política e, mais recentemente, por acadêmicos e pesquisadores que analisam a qualidade da democracia. Todas essas perspectivas teóricas, apontaram e apontam, no sentido da necessidade de manutenção de práticas permanentes de exercício do pleno direito democrático. Para tanto, é necessário manter em pleno funcionamento e vigor as ferramentas e mecanismos que possibilitam a participação e representação cidadã, ou seja, as instituições democráticas nacionais. A UNASUL, desde sua criação, tem sido por diversas vezes chamada a mediar conflitos e cizânias entre grupos adversários nacionais em disputas fratricidas que poderiam colocar a perder as próprias instituições democráticas nacionais. O artigo aqui proposto se dispõe a fazer um breve resgate do processo de constituição da UNASUL, analisar os seus principais institutos e mecanismos de preservação da ordem democrática e, a consonância do que propugna e a ação da instituição em termos de manutenção das instituições democráticas e uma revisão de parte da literatura sobre a democratização das sociedades sul americanas produzidas no âmbito da ciência política.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

Materials Science (miscellaneous)

Reference54 articles.

1. ABDUL-HAK, Ana Patrícia Neves. O Conselho de Defesa Sul Americano : objetivos e interesses do Brasil (CDS). Brasília: FUNAG, 2013.

2. ALMEIDA, Paulo Roberto. A Estratégia Nacional de Defesa e a UNASUL: Afinidades pouco Eletivas. in Anais Eletrônicos do IV ENABED. Disponível em: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2011/05/estrategia-nacional-de-defesa-e unasul.html, 2010

3. BARNABÉ, Ismael. UNASUL: Desafios e Importância Política. Mural Internacional, Ano II, no 1, pp. 40-48, 2011.

4. BOTELHO, João Carlos Amoroso. A Institucionalização de Blocos de Integração: Uma Proposta de Critérios de Medição. CONTEXTO INTERNACIONAL: Rio de Janeiro, vol. 36, nº 1, p. 229-259, 2014.

5. BRICEÑO-RUIZ, José. O MERCOSUL na política de integração de Venezuela. Civitas: Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 77-96, jan.-abr. 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3