Abstract
A América do Sul é uma região marcada por disputas política internas nacionais que, cindiram por muitas vezes não só as sociedades nacionais, como também cercearam ou mesmo eliminaram o rito democrático, os mecanismos de controle social sobre o Estado e, em muitas circunstâncias, algumas instituições de sustentação dos regimes republicanos. Essas ‘aberturas e fechamentos’, nos processos de inclusão e democratização cidadã e das instituições das nações sul americanas já foi, em grande medida, estudado pelas teorias da transição democrática, pela ‘escola dependentista’, pela cultura política e, mais recentemente, por acadêmicos e pesquisadores que analisam a qualidade da democracia. Todas essas perspectivas teóricas, apontaram e apontam, no sentido da necessidade de manutenção de práticas permanentes de exercício do pleno direito democrático. Para tanto, é necessário manter em pleno funcionamento e vigor as ferramentas e mecanismos que possibilitam a participação e representação cidadã, ou seja, as instituições democráticas nacionais. A UNASUL, desde sua criação, tem sido por diversas vezes chamada a mediar conflitos e cizânias entre grupos adversários nacionais em disputas fratricidas que poderiam colocar a perder as próprias instituições democráticas nacionais. O artigo aqui proposto se dispõe a fazer um breve resgate do processo de constituição da UNASUL, analisar os seus principais institutos e mecanismos de preservação da ordem democrática e, a consonância do que propugna e a ação da instituição em termos de manutenção das instituições democráticas e uma revisão de parte da literatura sobre a democratização das sociedades sul americanas produzidas no âmbito da ciência política.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference54 articles.
1. ABDUL-HAK, Ana Patrícia Neves. O Conselho de Defesa Sul Americano : objetivos e interesses do Brasil (CDS). Brasília: FUNAG, 2013.
2. ALMEIDA, Paulo Roberto. A Estratégia Nacional de Defesa e a UNASUL: Afinidades pouco Eletivas. in Anais Eletrônicos do IV ENABED. Disponível em: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2011/05/estrategia-nacional-de-defesa-e unasul.html, 2010
3. BARNABÉ, Ismael. UNASUL: Desafios e Importância Política. Mural Internacional, Ano II, no 1, pp. 40-48, 2011.
4. BOTELHO, João Carlos Amoroso. A Institucionalização de Blocos de Integração: Uma Proposta de Critérios de Medição. CONTEXTO INTERNACIONAL: Rio de Janeiro, vol. 36, nº 1, p. 229-259, 2014.
5. BRICEÑO-RUIZ, José. O MERCOSUL na política de integração de Venezuela. Civitas: Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 77-96, jan.-abr. 2010.