Abstract
Com a crise financeira na Europa, é sabido que a Zona do Euro está entre as regiões que se destacam como mais afetadas, principalmente Portugal, Itália, Espanha e Grécia. Em Portugal a crise financeira gerou uma enorme preocupação com a eficiência dos gastos públicos, não apenas por parte do governo, mas da sociedade como um todo. Dessa forma a compreensão da eficiência na gestão pública se faz imprescindível. É sabido que diversos elementos podem, de forma combinada, determinar a eficiência entidades, inclusive públicas. Este artigo busca examinar a relação que possa existir entre a dimensão municipal e a eficiência na gestão pública em Portugal. Para isso foi construído um indicador de dimensão, após foi relacionado os valores encontrados nesses indicadores às eficiências mensuradas pelo trabalho de Araujo Neto et al (2013). A pesquisa se justifica dado a importância de se conhecer a maneiras de se incentivar políticas públicas que melhorem a eficiência no setor público.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference24 articles.
1. AFONSO, A.; SCHUKNECHT, L.; TANZI, V. Public sector efficiency: Evidence for the new EU member states and emerging markets. Working paper no. 581. Frankfurt: European Central Bank, 2006.
2. CARVALHO, J. B. C.; FERNANDES, M. J. S.; CAMÕES, P. J.; JORGE, S. M. F. Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2009. 70 ed. Lisboa, Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, 2011.
3. DELGADO, V. M. S.; MACHADO, A. F. Eficiência das Escolas Públicas Estaduais de Minas Gerais. Pesquisa e Planejamento Econômico, vol. 37, nº 3,2007.
4. FARIA, F. P.; JANUZZI, P. M.; SILVA, S. J. Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no Estado do Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, vol. 42, no l, 2008.
5. FARREL, M.J. The Measurement of Productive Efficiency. Journal of the Royal Statistical Society, Séries A, Parte vol. 111: p. 253-290, 1957.