Abstract
Neste artigo é proposto e aplicado um procedimento lógico para o desenvolvimento e seleção de modelos de previsão. Para tal, é sugerido um algoritmo que possibilita realizar avaliações e tratamentos estatísticos na série temporal a fim de poder testar e selecionar modelos robustos para posterior previsão de demanda. Com a ajuda de um estudo de caso sobre uma série de dados de uma empresa de revenda de tintas prediais, mostramos como a metodologia juntamente com a técnica de ARIMA podem ser usadas para desenvolver modelos mais adequados e confiáveis. Como resultado da aplicação do método é desenvolvido um modelo de previsão ARIMA (3,0,3), que apresenta um DPAM de 23,83% e um U the Theil de 0,79. Conclui-se através desse estudo que o processo de previsão de demanda é complexo e dinâmico, portanto, é relevante o uso de um algoritmo detalhado e organizado para garantir que tanto o modelo, bem como os resultados gerados, sejam condizentes com a realidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference22 articles.
1. ARIOLI, D., BIANCHI, M., CREAZZA, A., DALLARI, F. Results from an Audit in the Sales Forecasting &demand planning process. RIRL 2006, Sixth International Congress of Logistics Research, 2006.
2. ARSMTRONG, Jon S. Principles of forecasting: a handbook for researchers and practitioners. Kluwer Academic Publishers, USA, 2001.
3. BAILS, D. G. and PEPPERS L. C. Business Fluctuations. Prentice Hall International, London, 1993.
4. BOX, G. E. P.; JENKINS, G. M.; REINSEL, G. C. Time series analysis: forecasting and control. 4. ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2008.
5. BOX, G. E. P.; JENKINS, G. M. Time series analysis forecasting and control. San Francisco: Holden- Day, 1976. Edição revisada.