Custos e saúde pública: um estudo comparativo dos custos em Unidades Básicas de Saúde no município de Londrina/PR

Author:

Ferri Camila MolianiORCID,Vieira Saulo Fabiano AmâncioORCID,Dos Santos Elaine MariaORCID,Loureiro SuzanaORCID,De Negreiros Letícia FernandesORCID

Abstract

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada de um usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) protagonista neste processo. As UBS devem ser capazes de atender as necessidades de APS de um usuário, evitando que ele tenha que procurar outros serviços, como hospitais e prontos-socorros. A gestão das UBS é feita pelos próprios municípios, o que torna mais fácil a possibilidade de alterar práticas e otimizar os serviços prestados. Porém, para isso, é preciso primeiro saber a condição atual, isto é, quanto uma UBS produz e quanto custam aos cofres públicos. É justamente isso que essa pesquisa busca: Apurar e analisar os custos diretos das 54 UBS, tomando como base o município de Londrina-PR, no ano de 2016. Para tanto, esta pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e aplicada. Foi realizado um censo com as 54 UBS de Londrina, levantando dados relativos aos custos de cada unidade, bem como valores referentes à produtividade dos servidores nas diferentes funções. A coleta dos dados secundários se deu com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e a junção dos dados referentes aos custos totais permitiu identificar que 89,78% são Custos com Pessoal, seguido por Material de Consumo (8,05%) e Custos Administrativos (2,18%). De modo geral, as UBS da zona urbana, acabaram se mostrando mais caras do que as unidades rurais. Conclui-se, portanto, que esta pesquisa pode contribuir como um primeiro olhar sobre um cenário que não tinha estudos como este, servindo como ferramenta ao gestor público para a tomada de decisões.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

Materials Science (miscellaneous)

Reference28 articles.

1. ALONSO, Marcos. Custos no Serviço Público. Revista do Serviço Público, ano 50, n. 1, p. 37-63, Jan-Mar 1999.

2. ABBAS, Kátia; GONÇALVES, Marguit Neumann; LEONCINE, Maury. Os Métodos de Custeio: vantagens, desvantagens e sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizações apresentadas pela literatura. ConTexto, Porto Alegre, v. 12, n. 22, p. 145-159, 2° semestre 2012.

3. BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Gestão de Custos e Resultado na Saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres. 1a ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

4. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Brasília, 1988.

5. ______. Lei Complementar n. 131, de 27 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos à Lei Complementar n°. 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Brasília, 2009.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3