Abstract
Este artigo explora a utilização do QFD para abordar questões associadas à comercialização de bens e ao atendimento ao cliente em uma rede de supermercados. A rede teve dificuldade em lidar com o feedback dos clientes em relação à variedade de produtos, ao design da loja e à eficácia do serviço. O objetivo principal é utilizar o QFD para identificar e classificar as necessidades do cliente, que foram então transformadas em melhorias práticas que poderiam ser realizadas para melhorar a experiência do consumidor. O método mostrou-se eficaz para: sistematizar um grande conjunto de informações internas e externas à rede, facilitando o planejamento posterior de ações de atendimento; identificar as necessidades dos consumidores bem como priorizar procedimento que melhor atendem a voz do cliente alinhada a capacidade de prestação de serviço das unidades. Os resultados demonstraram que a implementação do QFD prioriza a satisfação do cliente, e aumenta a vantagem competitiva da rede de supermercados no mercado. Conclui-se que o QFD é uma ferramenta promissora que pode ser utilizada para alinhar as operações da empresa com as demandas dos clientes, o que levará a melhorias significativas na qualidade do atendimento e na percepção positiva do mercado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. Abreu, F. de S. (1997). QFD - desdobramento da função qualidade - estruturando a satisfação do cliente. Revista de Administração de Empresas, 37(2), 47–55.
2. Abreu, J. P., & Oliveira, M. A., & Silva, P. R. (2019). Integration challenges of QFD in retail operations. International Journal of Retail & Distribution Management, 47(8), 856–872.
3. Akao, Y. (1990). Quality Function Deployment: Integrating Customer Requirements into Product Design. Productivity Press.
4. Akao, Y., & Mizuno, S. (1994). QFD: The Customer-Driven Approach to Quality Planning and Deployment. Asian Productivity Organization.
5. Bannach, D. G., & Faria, R. F., & Witt, C. (2023). Aplicação Do QFD Em Um Projeto De Desenvolvimento De Software De Horários Acadêmicos. Boletim de Conjuntura (BOCA), 16(47).