Abstract
Os Hospitais Universitários Federais (HUFs) no Brasil integram o sistema público de saúde (Sistema Único de Saúde) e têm grande importância neste, pois são responsáveis por exercer assistência, ensino, pesquisa e extensão. A complexidade destas instituições, juntamente com a necessidade de proporcionar serviços de elevada qualidade, faz com que o seu gerenciamento seja particularmente complexo. Este artigo analisa o processo de mudança dos HUFs brasileiros decorrentes da implementação de um novo ERP de gestão hospitalar com foco no paciente. Trata-se de um estudo qualitativo que adota uma abordagem interpretativa e utiliza a Nova Sociologia Institucional. São analisadas as respostas dos HUFs às pressões institucionais no período de 2009-2018, com recurso a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os Hospitais Universitários Federais (HUFs) aderentes à gestão privada sofreram pressões isomórficas para a implementação do ERP e as práticas existentes foram descontinuadas. Constatou-se resistência dos funcionários da parte assistencial, que relutaram em compartilhar informações para legitimar estruturas de poder estabelecidas. Verificou-se falta de investimentos na infraestrutura, de planejamento e de experiência do pessoal e do fornecedor, para além de muitas alterações no sistema e processos mal implantados. Esta investigação contribui para a compreensão do processo de mudança em hospitais universitários públicos com a implementação de gestão privada e sistemas ERP no contexto brasileiro. Fornece também novos insights sobre o comportamento das organizações e seus atores em contextos institucionais complexos, bem como das condições sob as quais as organizações resistem às pressões institucionais. O estudo contribui ainda para entender como o ambiente institucional influencia e molda as práticas organizacionais dos HUFs.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference39 articles.
1. Altamony, H., Al-Salti, Z., Gharaibeh, A., & Elyas, T. (2016). The relationship between change management strategy and successful enterprise resource planning (ERP) implementations: A theoretical perspective. International Journal of Business Management and Economic Research, 7(4), 690-703.
2. Angonese, R., & Lavarda, C. E. F. (2014). Análise dos fatores de resistência envolvidos no processo de mudança no sistema de contabilidade gerencial. Revista Contabilidade & Finanças, 25(66), 214-227.
3. Cline, G. B., & Luiz, J. M. (2013). Information technology systems in public sector health facilities in developing countries: the case of South Africa. BMC medical informatics and decision making, 13(1), 1-12.
4. Complexo Hospitalar-UFRJ (2022). AGHUse. https://ch.ufrj.br/index.php/aplicativos-de-gestao-hospitalar-aghuse.
5. Conexão UFRJ. (2018). Complexo Hospitalar implementa novo sistema e realiza treinamento. 28 de abril, https://conexao.ufrj.br/2018/04/complexo-hospitalar-implementa-novo-sistema-e-realiza-treinamento/.