Abstract
A gestão produtiva possui grande relevo para a eficiência do uso de recursos assim como na eficácia do atendimento ao cliente. No presente trabalho, são analisadas as características e as práticas que envolvem dois dos principais sistemas de planejamento e controle da produção: Manufacturing Resource Planning (MRP) e Just in Time (JIT). Comumente, as empresas empregam uma das abordagens para gerenciar o processo produtivo, no entanto se verificou que as diversas vantagens e desvantagens apresentadas por cada mecanismo podem interagir positivamente no mesmo ambiente organizacional e gerar benefícios significativos. Através de um levantamento realizado na literatura, o trabalho elenca seis abordagens não excludentes que demonstram como MRP e JIT podem coexistir e cooperar no sentido de reforçar seus pontos positivos e minimizar os efeitos negativos, proporcionando melhorias à atividade de administração da produção.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference19 articles.
1. BEAMON, B. M.; BERMUDO, J. M. A hybrid push/pull control algorithm for multi-stage, multi-line production system. Production Planning & Control, v. 11, n. 4, 2000.
2. BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
3. CARRERA, M. A.; MIOLA, Adriana, FRUCHI, C. R.; CALVO, E. A. Just-in-time: uma filosofia a serviço da administração. XV Simpósio de Engenharia de Produção, 2008.
4. CARRARO, R. V. Avaliação de um processo de implantação da mentalidade enxuta e seu desempenho no fluxo de valor: Um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade de Taubaté, Taubaté, 2005.
5. CERRA, Aline Lamon; BONADIO, Patricia Viera Grizola. As relações entre estratégia de produção, TQM (Total Quality Management ou Gestão da Qualidade Total) e JIT (Just-In- Time) - estudos de caso em uma empresa do setor automobilístico e em dois de seus fornecedores. Gestão & Produção, v. 7, n. 3. São Carlos: Dez. 2000.