Abstract
A participação política da população é um elemento que não raramente é alvo de estudos, com diferentes focos como, por exemplo, buscar compreender as diferentes dinâmicas dessa participação. O público jovem também tem sido alvo desses estudos, sobretudo porque, em linhas gerais, pode-se imaginar que tal público não apresenta interesse por política. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é trazer reflexões acerca da promoção de diálogos com os jovens sobre política para que estes se reconheçam como seres políticos por meio de suas ideias e ações sociais. Para isso, realizou-se duas rodas de conversas com abordagens específicas atreladas ao tema central “Jovens na Política”. Ambas foram abertas ao público e realizadas via canal do Youtube, oportunizando a interação dos participantes via chat, onde apresentaram perguntas e comentários promovendo o diálogo proposto. Após a realização das rodas de conversa, como reflexões gerais, acreditamos que aproximar os jovens das discussões políticas oportuniza o exercício de uma cidadania crítica, do voto consciente e ético e especialmente possibilita o protagonismo juvenil na atuação e/ou representação política.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference12 articles.
1. AUGUSTO, N. M. A juventude e a(s) política(s): desinstitucionalização e individualização. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 81, p. 155-177, 2008.
2. BAQUERO, M. Cultura política participativa e desconsolidação democrática: reflexões sobre o Brasil contemporâneo. São Paulo em Perspectiva, vol. 15, nº 4, p. 98-104, 2001.
3. BAQUERO, R.; BAQUERO, M. Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 6, n. 11, p. 139-153, 2007.
4. BARROS, A. T. de; GUIMARÃES, R. S.; SILVA, S. F. de; SILVA, T. E. da. Juventudes partidárias no Brasil: motivações e perspectivas dos jovens filiados a partidos políticos. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 30, Brasília, setembro- dezembro, p. 113-158, 2019.
5. BRENNER, A. K. Militância de jovens em partidos políticos: um estudo de caso com universitários. 2011. 307f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).