Abstract
A comercialização da soja é difundida pelo mundo e com isto espera-se que entre os mercados haja transmissão de preços. Na presença de falhas de mercado, como por exemplo, o poder de mercado, assimetria de informações e custos de ajustamentos, a Assimetria de Transmissão de Preços (ATP) pode revelar-se como um comportamento entre mercados, em que um agente se beneficia em função de um aumento de bem-estar próprio frente a outro nível de mercado. O artigo busca investigar o processo de transmissão de preços espacial entre o mercado internacional para o produtor de soja brasileiro, sobretudo, testando a hipótese de presença de ATP, com o enfoque voltado as oscilações de preços sofridas pelo produtor de soja nacional. A metodologia de dados em painel mostrou-se eficiente para diagnosticar a conjuntura estrutural do processo de transmissão de preços. Os resultados apontam para a presença de ATP no longo prazo, sendo possível diagnosticar a presença de simetria de impacto contemporâneo no curto prazo. Por fim, conhecer o processo de transmissão de preços entre mercados é de fundamental importância para o produtor de soja nacional, visto que, o mesmo pode se antever a prováveis movimentos de preços, diminuído o risco na comercialização da sua produção.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference41 articles.
1. Abiove, (2017) ‘Associação brasileira das indústrias de óleos vegetais’. Estatísticas. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2017.
2. ALAM, M. J. et al. Asymmetry price transmission in the deregulated rice markets in Bangladesh: asymmetric error correction model. Agribusiness, v. 32, n. 4, p. 498-511, 2016.
3. Bacen, (2017). Banco Central do Brasil’. Séries históricas. Disponível em . Acesso em: 17 mai. 2017.
4. Bailey, D.; Brorsen, B. W. (1989), Price asymmetry in spatial fed cattle markets. Western Journal of Agricultural Economics, p. 246-252.
5. Balcombe, K.; Bailey, A.; Brooks, J. (2007), Threshold effects in price transmission: the case of Brazilian wheat, maize, and soya prices. American Journal of Agricultural Economics, v. 89, n. 2, p. 308-323.