Abstract
Uma das formas possíveis de aproveitamento dos recursos geotérmicos destina-se à estabilização da temperatura de edificações, por meio de sistemas de dutos enterrados, cujo desempenho depende das características do solo, profundidade e tipo do sistema, sendo uma tecnologia incipientemente adotada no Brasil. A partir do resgate conceitual da tecnologia de sistemas de dutos enterrados, o objetivo deste artigo é mapear as experiências já implementadas de geotermia para fins de estabilização da temperatura de edificações no território brasileiro, analisando a aplicabilidade e as potenciais inovações. A metodologia é qualitativa, com dados obtidos por meio de pesquisas sistemática, documental e de campo. Na pesquisa sistemática, buscaram-se publicações científicas que apresentassem resultados de desempenho de sistemas de dutos enterrados implementados; na pesquisa documental, buscaram-se fontes amplas e diversas que versavam sobre o tema, porém, foram selecionadas apenas as que apresentaram suficiente confiabilidade e grau de detalhamento do conteúdo; e, na pesquisa de campo, coletaram-se informações construtivas de um sistema geotérmico em funcionamento. Os resultados contribuem com a disseminação do conhecimento sobre geotermia, descrevem o funcionamento de sistemas de dutos enterrados, permitindo compreendê-los como uma tecnologia limpa, renovável e sustentável, fornecendo subsídios para estudos futuros sobre o tema.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference66 articles.
1. Agrawal, K. K., Misra, R., Agrawal, G. D., Bhardwaj, M., & Jamuwa, D. K. (2019). The state of art on the applications, technology integration, and latest research trends of earth-air-heat exchanger system. Geothermics, 82, 34–50.
2. Alves, A. B. M. (2014). Potencial de climatização por dutos subterrâneos segundo zona bioclimática, profundidade e tratamento da superfície do solo. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
3. Arboit, N. K. S., Decezaro, S. T., Amaral, G. M., Liberalesso, T., Mayer, V. M., & Kemerich, P. D. C. (2013). Potencialidade de utilização da energia geotérmica no Brasil – uma revisão de literatura. Revista do Departamento de Geografia, 26, 155-168.
4. Barcelos, R. H. (2018). Viabilidade técnica e econômica do condicionamento geotérmico de edificações no Rio Grande do Sul. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
5. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.