Abstract
Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino da gestão estratégica à luz da teoria da complexidade. Para desenvolver este estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter intervencionista e delineamento qualitativo, conduzida por meio de um relato de experiência, no Campus Natal (Zona Norte) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio da triangulação entre a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a utilização do diário de pesquisa. A análise dos dados foi guiada pela transcrição das realidades a partir do campo, que foi realizada tomando por base a teoria que norteou o relato de experiência. Como principais resultados identificou-se a construção coletiva de uma metodologia vivencial para o ensino da gestão estratégica a partir do processo de simulação estratégica desenvolvido com os sujeitos da pesquisa, observando os elementos complexos, das interações entre os processos organizacionais e as pessoas em busca por objetivos. De forma conclusiva o estudo possibilitou aos participantes vivenciar o processo de formação do conhecimento em estratégia observando a complexidade presente nas relações entre a formação da teoria e sua vivencia real no mundo organizacional.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference47 articles.
1. AMBONI et al. Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, n. 2, p. 302-328, 2012.
2. ANDERSON, P. Complexity theory and organization science. Organization Science, Linthicum, v. 10, n. 3, p. 216-232, 1999.
3. BARÇANTE, Luiz C.; PINTO, Fernando Castro. Jogos de Negócios: Revolucionando o aprendizado nas empresas. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
4. BOSTOCK, S. Constructivism in mass higher education: a case study. British Journal of Educational Technology, v. 29, n. 3, p. 225-240, 1998.
5. COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-gradução. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.