Abstract
Com o objetivo de analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento das competências dos estudantes nos cursos de administração foram investigadas 10 (dez) Instituições de Ensino por meio de seus coordenadores de curso (FECAP, UFPR, ESPM, UNESP, FEA, UFU, ESAG, UFSC, UFRGS e FUCAPE). A abordagem utilizada, no presente estudo, foi a qualitativa e o instrumento de coleta de dados primários a entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos de administração, permitindo o alcance do objetivo proposto. Os dados foram gravados digitalmente e transcritos na íntegra. O método utilizado para análise dos dados transcritos foi a análise de conteúdo temático-categorial, proposto por Bardin (2007), Campos (2004) e Oliveira (2008), utilizando-se o software Nvivo10. Os fatores que os coordenadores consideram importantes no desenvolvimento destas competências são: ética, empreendedorismo, características do curso, projeto pedagógico, currículo, competência, carreira, expectativa do mercado, perfil, teoria e prática, estágio, intercâmbio, interdisciplinaridade, professores, estudantes, importância dos coordenadores e autonomia dos estudantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference28 articles.
1. ALCADIPANI, R., BRESLER, R. A MacDonaldização do ensino. Carta Capital, n. 122, p. 20-24, 10 maio 2000.
2. ANDION, C. A gestão no campo da economia solidária: particularidades e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 1, p. 79-101, 2005.
3. ANDRADE, R. O. B., AMBONI, N. Projeto Pedagógico para Cursos de Administração. São Paulo: Makron Books, 2002.
4. ANDRADE, R. O. B., AMBONI, N. Gestão de Cursos de Administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
5. BALBINOT, E.; PEREIRA, B. Particularidades inerentes ao modelo de gestão de um empreendimento da economia solidária: o caso do projeto esperança. Revista Eletrônica de Administração, v. 15, n. 2, 2009.