Abstract
A educação é uma área de relevância e grande impacto social, sendo essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Assim, a mensuração de sua qualidade é um aspecto que vem recebendo atenção. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os modelos de avaliação de desempenho organizacional desenvolvidos para instituições de ensino superior por meio de revisão de literatura. As bases de dados consultadas foram Web of Science, Scopus e Scielo, com os termos "Performance Indicators" e "Higher Education". Utilizando o processo estruturado de revisão bibliográfica, obteve-se um portfólio de 21 publicações a partir de uma base bruta de 1262 artigos. As análises demonstram que há espaço para contribuições na área, pois, apesar de um quantitativo razoável de publicações, ainda há muita diversidade entre as propostas sem que haja modelos consolidados e de aplicação prática para estas instituições. Os resultados reforçam a complexidade na elaboração de indicadores nesta área e a necessidade de avanços. Entretanto, já existem iniciativas nesta linha, trazendo uma perspectiva positiva. Quanto às oportunidades de pesquisa, sugerem-se pesquisas para validação ou não dos indicadores encontrados nas pesquisas já realizadas, assim como análises de colineraridade entre os indicadores utilizados, para evitar distorções nos resultados ou esforços desnecessários para mensurações que resultem em duplicidades. Outra lacuna identificada é a baixa incidência de indicadores para atividades-meio. Desta forma, uma oportunidade de pesquisa é identificar indicadores de desempenho para as atividades não cobertas pelos indicadores utilizados.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. AL-Dahiyat, M. A. (2020). Measuring the strategic performance of higher education institutions: A balance scorecard approach. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, 24(1), 1-14.
2. Antunes, M. G., Mucharreira, P. R., Texeira Fernandes Justino, M. D. R., & Texeira Quirós, J. (2019). The relevance of financial and non-financial indicators to assess quality and performance of higher education institutions (HEI). INTED2019 Proceedings, 2699-2705.
3. Belloni, I., Magalhães, H. D., & Sousa, L. C. D. (2000). Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. In Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional, 96-96.
4. BOURNE, M. (2002). The Emperor’s new scorecard. Financial World. 48-50.
5. Costa, E. M., Souza, H. R. D., Ramos, F. D. S., & Silva, J. L. M. D. (2012). Eficiência e desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiras. Revista de Economia Contemporânea, 16, 415-440.