Abstract
Desde a primeira metade dos anos 2000 pesquisadores do campo da teoria social passaram a dedicar esforços no sentido de oferecer novas bases teóricas para a compreensão das práticas sociais. O empenho desses pesquisadores muito tem contribuído para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, o que possibilita diversas mudanças no campo do conhecimento. No entanto, a maioria dessas pesquisas é de abordagens positivistas, as quais são dominantes na área de marketing. Uma alternativa metodológica é a Pesquisa-ação que permite a aproximação e interferência do pesquisador sobre uma prática social de consumo que pode ser prejudicial ao consumidor. O bem-estar do consumidor já vem sendo pesquisado há muito tempo, utilizando abordagens positivistas e interpretativas, mas alguns pesquisadores sugerem que há uma necessidade de pesquisas com diferentes abordagens. Neste artigo o objetivo é apresentar e descrever aspectos da Pesquisa-ação que podem contribuir para os estudos de consumo e de marketing. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a Pesquisa-ação, suas etapas e limitações. Assim espera-se contribuir com pesquisadores da área de estudos de consumo e marketing, com uma alternativa metodológica para futuras pesquisas que privilegiem o pensamento coletivo e o bem-estar da sociedade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference50 articles.
1. ARNOULD, E. J; THOMPSON, C. J. Consumer culture theory (CCT): twenty years of research. Journal of ConsumerResearch, v. 31, n. 4, p. 868-882, 2005.
2. BALDISSERA, A. Pesquisa–ação: Uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Pelotas – RS: 2001. Revista Sociedade em Debate. Disponível em:
3. http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/viewFile/570/510. Acessado em 19 de junho de 2016.
4. BAUER, M.; GASKELL. G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – Um Manual Prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
5. BELK, R.W., ØSTERGAARD P.; GROVES, R. Sexual consumption in the time of AIDS: a study of prostitution patronage in Thailand. Journal of Public Policy & Marketing, v. 17, n.2, p.197-214, 1998.