Abstract
O agronegócio é uma atividade essencial em Mato Grosso do Sul, fornecendo bens e serviços diante dos desafios do crescimento populacional e ambientais. Destaca-se a emissão de CO2 devido ao consumo energético. Este artigo objetiva mensurar o consumo energético e as emissões de CO2 do agronegócio no estado. Utilizou-se o método quantitativo de pesquisa, com base na matriz híbrida convencional, usando dados do Balanço Energético e da Matriz Insumo-Produto. Os resultados indicaram consumo energético significativo, principalmente no transporte de produtos agropecuários pelas rodovias, resultando no uso de diesel. As maiores emissões de CO2 vêm da queima de lenha e bagaço de cana, fontes primárias de energia. Agricultura e indústria de alimentos e bebidas também se destacaram nas emissões. Essas informações são relevantes para decisões, como investimento em tecnologias limpas e metas de redução nos setores mais poluentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference35 articles.
1. Alcántara, V., & Padilla, E. (2003). "Key" sectors in final energy consumption: an input-output application to the Spanish case. Energy Policy, 31(1), 1673-1678.
2. Banhe, A., Garcia, M., & Ouro, A. (2021). Como os governos estaduais brasileiros enfrentam a mudança do clima? Resumo das respostas dos estados brasileiros ao questionário de Estados & Regiões de 2020 do CDP, 18.
3. EPE. Balanço Energético Nacional (BEN): relatório síntese, 2016. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/
4. Bullard, C. W., & Herendeen, R. A. (1975). The energy cost of goods and services. Energy Policy, 3(4), 268-278.
5. Carvalho, T. S., & Perobelli, F. S. (2009). Avaliação da intensidade de emissões de CO2 setoriais e na estrutura de exportações: um modelo inter-regional de insumo-produto São Paulo/restante do Brasil. Economia Aplicada, 13(1), 1-20.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献