Abstract
O artigo tem como objetivo abordar a temática da dependência química no contexto militar através de pesquisas sobre bibliografias publicadas, diretas ou indiretas, relacionadas a Força Terrestre e a partir da Abordagem Centrada na Pessoa. Além buscar referências acerca da importância da Abordagem Centrada na Pessoa como possibilidade de articulaçoa frente a perspectiva psioeducativa e como forma de intervenção, que vá além do modelo de doença, considerando aspectos morais, ético-legais, psicológicos, psicossociais e socioculturais. Justificando-se como pesquisa, pois a dependência química é descrita como um fenômeno multifatorial ligado a problemas sociais e de saúde pública, representando um desafio para os serviços de cuidado devido ao preconceito e discriminação, carecendo sempre de constantes discusões. A metodologia foi realizada por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. Utilizando-se ainda, de A pesquisa por meio de descritores do Google Acadêmico. Concluindo-se que ainda há a necessidade de maiores estudos sobre prevenção à dependência química, visando estratégias de intervenção eficazes para militares e seus familiares. Apontando ainda, o instrumento "ASSIST" para triagem do uso de substâncias psicoativas e propõe a subdivisão do tema em duas vertentes: acolhimento individual e abordagem centrada nas particularidades da profissão militar. Além disso, sugere lentes que se direcionem para aumentar os trabalhos acerca da prevenção e do acolhimento acerca do problema.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference36 articles.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-V: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª Edição. São Paulo: Editora Artmed., 2013.
2. BRASIL. Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964. Dispõe serviço militar obrigatório. Diário Oficial da república Federativa do Brasil. Brasília, DF, 17 ago. 1964.
3. BRASIL. Decreto-lei n. 1.001, de 21 de outubro de 1969. Código Penal Militar. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 out. 1969.
4. BRASIL. Estado-Maior do Exército. EB20-MF-10.101: O Exército Brasileiro – Manual de fundamentos. Brasília-DF, 2014.
5. BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos e SOUSA, Tiago Monteiro. Dependência química e abordagem centrada na pessoa: contribuições e desafios em uma comunidade terapêutica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 77-85. ISSN 1809-6867. Acesso em 20 dez. 2023.