Análise dos efeitos da economia de escala no custo de produção da batata e tomate de mesa

Author:

Boteon MargareteORCID,Deleo João PauloORCID

Abstract

Os resultados proporcionam inferências a respeito dos rendimentos advindos do aumento da escala de produção nas unidades produtoras de batata e tomate de mesa no Brasil. Para tal análise, avaliou-se dois painéis de custo de produção de cada hortaliça para efeitos de comparação da escala e seu efeito nos rendimentos e no custo médio unitário. No geral, a economia de ganho de escala na produção é mais evidente em culturas que permitem a mecanização, principalmente na colheita, como é o caso da batata. Com o aumento do tamanho da propriedade bataticultora, a mecanização 100% da colheita tornou-se viável, economizando consideravelmente a mão-de-obra, o que reduz o valor médio unitário da produção. Por outro lado, culturas como o tomate de mesa, que não permitem a mecanização da colheita, o benefício dos ganhos de escala sobre os rendimentos é menor. As propriedades de menor escala de tomate têm uma economia importante nos gastos com mão de obra porque muitas são exclusivamente familiares. Apesar desta vantagem, mesmo no caso do tomate de mesa, as propriedades de maior escala obtiveram resultados melhores no presente estudo graças a melhor eficiência do uso dos recursos, resultando numa maior produtividade. Essas propriedades têm custo por hectare muito maior por conta do alto investimento no manejo, mas como os produtores de menor escala não possuem aporte financeiro para tal, acabam tendo produtividade e qualidade inferiores, limitando sua rentabilidade. Assim, uma observação geral do estudo é que os benefícios do ganho de escala nas propriedades horticultoras são mais evidentes nas culturas que permitem uma maior mecanização, sobretudo na colheita, reduzindo os gastos com mão-de-obra.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference26 articles.

1. ALVES, L. R. A.; BALLAMINUT, C. E. C.; OSAKI, M.; RIBEIRO, R. G.; SHIOMI, G.M. Viabilidade econômica da produção de algodão, soja e cana‐de‐açúcar no Estado de Goiás. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 2008, Rio Branco‐ Acre. Anais... Rio Branco, 2008.

2. ALVES, L., BARROS, C.S.C; MOSAKI, M. Custo de produção e gestão operacional das fazendas. Manual de Boas Práticas de Manejo do algodoeiro em Mato Grosso (IMA). 2012, pp. 18‐ 31p.

3. ANUÁRIO 2022/2023. Retrospectiva 2022 & Perspectiva 2023 REVISTA HORTIFRUTI BRASIL. n.229, dez de 2022, 46 páginas.

4. BARROS, G.S.C. Gestão de Negócios Agropecuários com foco no patrimônio. Série Didática. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, n.130, 2014, 67p. Disponível em< http://www.cepea.esalq.usp.br/br/documentos/texto/gestao‐de‐ negocios‐agropecuarios‐com‐foco‐no‐patrimonio.aspx > Acesso em: 11/07/2014

5. BESANKO, D. et al. A Economia da Estratégia. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 592 p.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3