Abstract
O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a evolução das Fusões e Aquisições (F&A) no Brasil, no período de 1992 a 2007, em diversos setores de atividade, registrando sua presença, nesse período, nas regiões geográficas e ainda diferenciando F&A domésticas e cross border. Partiu-se da hipótese de que as F&A, no Brasil, foram estimuladas a partir da década de 1990, por fatores de diversas ordens, parte dos quais afetaram a Economia Brasileira e as empresas de modo geral e por outros com impactos específicos sobre determinadas empresas e setores. Trata-se de pesquisa descritiva-exploratória, qualitativa, com tratamento quali-quantitativo. Foram utilizados dados e informações de fonte secundária. A análise do processo evolutivo foi feita a partir de publicações da KPMG. Pôde-se constatar, a partir dos dados coletados e confrontados com outros estudos teóricos e setoriais sobre F&A, que para a compreensão desse processo devem ser avaliados tanto o ambiente macro quanto o microeconômico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference32 articles.
1. Berto, R. M. V. S. & Nakano, D. N. (2000) A Produção Científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: um levantamento de métodos e tipos de pesquisa. Produção, 9(2), 65-76.
2. Berto, R. M. V. S. & Nakano, D. N. (2014) Revisitando a produção científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Production Journal, 24(1), 225-23.
3. Brasil, BNDES (1999). Fusões e aquisições no setor de alimentos. Informe Setorial, abr. 1999. Disponível em: . Recuperado em: 5 mar. de 2006.
4. Brealey, R. A., Myers, S. C. & Marcus, A. J. (2001). Fundamentals of Corporate Finance. Ed. 3. United States of America: McGraw-Hill.
5. Brealey, R. A., Myers, S. C. & Allen, F. (2010). Principios de finanzas corporativas. Ed. 4. México: McGraw-Hill.