Nova economia institucional: um estudo sobre possíveis contribuições das instituições no desenvolvimento económico

Author:

Chadreque Juvenal Laurinda da SilvaORCID

Abstract

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, adoptando uma abordagem exploratória, que é uma estratégia particularmente adequada ao estudo da Nova Economia Institucional. Este campo, emergente e dinâmico, foca na interação entre as instituições. Sejam formais, como leis e políticas, ou informais, como normas culturais e práticas sociais, e o desenvolvimento económico. Dada a complexidade e a vastidão do conhecimento neste domínio, uma metodologia exploratória permite aos pesquisadores uma compreensão mais profunda e abrangente das variáveis em jogo, assim como das inter-relações entre as instituições e a economia. Para averiguar estas informações adoptou-se como referência aos estudos feitos por Douglass North, especialmente sob o prisma em estudo. Mostra que o tema, em debate com outras correntes institucionalistas, revela limitações e contradições teóricas importantes. Os custos de transação ocorrem, em grande medida, devido à capacidade racional limitada dos seres humanos e as incertezas próprias do meio, gerando com isto problemas na especificação dos direitos de propriedades. O objectivo central desta pesquisa foca em demonstrar como as instituições podem não apenas facilitar, mas também acelerar os processos de desenvolvimento económico, através da implementação de políticas eficazes, criação de ambientes estáveis para o investimento, e promoção da justiça social e económica. Conclui-se que o estudo é um arcabouço teórico limitado para a compreensão das estruturas de governança, e por sua vez, as instituições são essenciais para o crescimento e desenvolvimento económico de um país.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference15 articles.

1. Azevedo, P. F. (2000). Nova Economia Institucional: referencial geral e aplicações para a agricultura. Agric. São Paulo, SP.

2. Azevedo, P. F. (1996). Integração vertical e barganha. São Paulo: tese de doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Departamento de Economia. Universidade de São Paulo.

3. Cervo, A. L. & Bervian, P. A. (1983). Metodologia Científica. São Paulo: MacGraw-hill do Brasil.

4. Coase, R. (1937). The nature of the firm. Economica, v.4, n. 16. Reprinted In: Williamson & Wintewr, S. (1991). (eds.) The nature of the firm – origins, evolution, and development. New York: Oxford University press.

5. Farina, E. M. Q., Azevedo, P. F. de., Saes, M. S. M. (1997). Competitividade: mercado, estado e organizações. (1a ed.) São Paulo: Editora Singular.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3