Abstract
À luz das principais teorias sobre estrutura de capital: Static Tradeoff, Pecking Order e Market Timing, esta pesquisa tem como objetivo apontar os principais fatores que influenciam a decisão da estrutura de capital das empresas brasileiras, não financeiras, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo no período de 2009 a 2013. Foram utilizados modelos econométricos para dados em painel, como o modelo de Pooled-Mínimos Quadrados Ordinários, modelo de Efeitos Fixos e Modelo de Efeitos Aleatórios para analisar as relações investigadas. No total foram estudadas quatro regressões, cada uma dessas possuindo uma variável dependente distinta que representava uma forma de estrutura de capital. Já como variáveis independentes foram analisados proxies com relação a rentabilidade, risco, tamanho, composição do ativo, crescimento e custo de capital de terceiros. Dentre os principais resultados, as análises apontaram para uma relação negativa entre endividamento de curto prazo com tamanho da empresa e, também, possuiu uma relação negativa quando se trata de composição do ativo, ou ainda, tangibilidade do ativo, ambos os resultados convergindo para o esperado pela teoria. Diferentemente do fator custo de capital de terceiros, que apresentou uma relação positiva com o endividamento, onde era esperada uma relação negativa.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference31 articles.
1. BAKER, M.; WURGLER, J. Market Timing and Capital Structure. The Journal of Finance. v.57, n. 1, p. 1-32, Feb. 2002.
2. BASTIANI, I.C.R. Estrutura e custo de capital: um estudo sobre a realidade das cooperativas agropecuárias do Paraná. Encontro Brasileiro de Finanças, v. 1, p. 26, 2001.
3. BASTOS, D.D.; NAKAMURA, W.T. Determinantes da estrutura de capital das companhias abertas no Brasil, México e Chile no período 2001-2006. Revista Contabilidade & FinançasUSP, v. 20, n. 50, p. 75-94, 2009.
4. BRADLEY, M.; JARREL, G.A.; KIM, E.H.. On the existence of an optimal capital structure: theory and evidence. Journal of Finance, v.39, n.3, Jul.1984.
5. BRITO, R.D.; LIMA, M.R.. A escolha da estrutura de capital sob fraca garantia legal: o caso do Brasil. Revista Brasileira de Economia, v. 59, n. 2, p. 177-208, 2005.