Abstract
Na intenção de melhorar os recursos humanos da área de profissionais médicos para prestação de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) e abrandar as dificuldades enfrentadas nesse sistema, o governo instituiu em 2013 a lei que regulamenta o Programa Mais Médicos para o Brasil. Neste estudo realizado, objetivou-se verificar o grau de satisfação dos profissionais desse programa nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, sob uma ótica de análise multicritério. Para tanto, foi feito um estudo descritivo no qual a investigação se deu por meio de uma estratégia de combinação de abordagens quantitativas, denominada triangulação de métodos. Contou-se com uma população de estudo, constituída por 90 médicos, distribuídos nos 82 municípios da região em questão. Os resultados apontaram que a maioria dos médicos demonstrou um grau de satisfação elevado nas respostas dadas às variáveis do questionário, o que corresponde a 63% dos participantes. Concluiu-se que os médicos se sentiam satisfeitos com o desenvolvimento das atividades no dia a dia de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como no relacionamento com a comunidade, ao passo que boa parte dos entrevistados apresentou insatisfação total com o ambiente físico da UBS e com o estresse no trabalho.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. Araújo, M.B.S. & Rocha, P.M. (2007). Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência Saúde Coletiva, 12(2):455-464.
2. Boiteux, P. A.; Sarti, T. D. & Lima, R. C. (2020). Programa Mais Médicos: contribuições aos processos de trabalho e desafios para a integralidade do cuidado na Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro; 15(42):2149.
3. Brasil (2013). Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Ins¬titui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Ofi¬cial da União.
4. Brasil (2015). Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Mais Médicos - dois anos: mais saúde para os brasileiros/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
5. Campos, C.V.A. (2005). Por que o médico não fica? Satisfação no Trabalho e Rotatividade dos Médicos do Programa de Saúde da Família do Município de SãoPaulo. Dissertação de Mestrado. Fundação Getulio Vargas.