Abstract
A gestão ambiental apresenta-se como uma alternativa para contribuir na redução dos impactos ambientais decorrentes da ampla e, muitas vezes, incorreta utilização de recursos naturais por parte das organizações. Com isso em vista, entende-se que muitas empresas buscam certificações internacionais e/ou implantam Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) para impactar de maneira mais eficiente seus consumidores finais, os quais, em contrapartida, adotam uma postura ambientalmente correta. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar as práticas de gestão ambiental em uma universidade localizada na região sul do Brasil. Para atender ao objetivo proposto, adota-se a abordagem qualitativa em um estudo de caso único de acordo com as especificidades de Yin (2015). Como resultados, evidenciam-se ações notoriamente importantes e pertinentes à busca pela sustentabilidade por parte da universidade em questão, ainda que não possua efetivamente um Sistema de Gestão Ambiental devidamente estabelecido para mitigar seus impactos negativos ao meio ambiente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference29 articles.
1. ALPERSTEDT, Graziela Dias; QUINTELLA, Rogério Hermida; SOUZA, Luiz Ricardo. Estratégias de gestão ambiental e seus fatores determinantes: uma análise institucional. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 170-186, 2010.
2. BÁNKUTI, Sandra Mara Schiavi; BÁNKUTI, Ferenc Istvan. Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil. Gestão & Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 171-184, 2014.
3. BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4ª edição – São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
4. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
5. BRASIL. Política nacional de resíduos sólidos (Lei no 12.305/2010). Brasília: Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: Acesso em 02/01/2015.