Abstract
O objetivo deste trabalho é fornecer uma revisão bibliométrica das tipologias e conceitos da inovação, a partir de estudos clássicos à atualidade, para verificar a evolução desse termo, ou seja, da inovação. Para isso, os trabalhos estão divididos em clássicos (1934 até 2016) e recentes (2017 até 2021). As etapas da análise das obras seguem a seguinte sequência: (1) delimitação do tema de pesquisa – conceitos e tipologias para a inovação; (2) escolha da fonte de dados - SciELO Citation Index (Web of Science); (3) escolha da palavra-chave - “innovation”; (4) seleção dos artigos – 897 artigos indicados inicialmente pela base de dados; (5) análise dos artigos selecionados – 209 artigos adequados ao propósito; (6) análise de redes - coocorrência de palavras-chave e cocitação por meio do software VosViewer. Em seguida, uma análise minuciosa sobre o conceito de inovação é efetivada. A leitura dos 897 artigos fornecidos pela SciELO, com base nos critérios desta pesquisa, leva à observação de que o conceito de inovação sofreu uma evolução significativa. Essa ascensão acompanha as mudanças tecnológicas ocorridas na segunda revolução industrial (iniciada no final do século XIX, entrando pelo século XX) e na revolução digital (a partir de 1960), conforme Schwab (2016). Concluiu-se que, embora não haja consenso sobre uma única definição, o termo e as tipologias para a inovação devem ser utilizadas de forma sistemática, para que a aplicação indiscriminada do termo não deturpe o real significado de um conceito tão importante e necessário para a ciência. A confrontação entre obras recentes e clássicas objetiva averiguar a evolução dos estudos e fornecer uma visão ampla sobre relação teórica ao longo do tempo e ressalta que, embora as novas tecnologias venham ganhando espaço notório na sociedade, elas não devem ser sinônimos de inovação, já que esta possui um conceito muito mais complexo e abrangente devendo ser vista também pelo o aspecto do ambiente e dos serviços, por exemplo, como apregoa o Manual de Oslo e conforme Crossan e Apaydin (2010).
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference58 articles.
1. ALPÍZA, G. L. A. El financiamiento a la innovación en Cuba: La experiencia del Fondo
2. ARBELÁEZ, L. S.; SOLARTE, M. G.; RODRÍGUEZ, A. R. A. Género del gerente e innovación: Caso empírico en PYMES de Cali. Rev. investig. desarro. innov, v. 8, n. 2, p. 223-235, 2018.
3. BAEZ, E. A. S. Análisis del activo para la innovación en el clúster textil de Paraguay. Rep. cient. FACEN, v. 11, n.2, San Lorenzo, 2020.
4. BARRAS, R. Towards a theory of innovation in services. Research Policy, v. 15, n. 4 , 161-173. (1986).
5. BERNE, D. F. et al. The innovation challenge in micro and small enterprises (MSE) Na productores de naranja en Álamo, Veracruz. Agricultura, Sociedad y Desarrollo, v.16 n. 2, 2019.