Abstract
O trabalho possui um papel fundamental na vida das pessoas e influencia não somente o âmbito profissional, mas é capaz de gerar impactos em diversos aspectos da vida humana. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos do trabalho para os internos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. Realizou-se um estudo empírico, qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três internos do sistema prisional cearense que participam do projeto Cadeias Produtivas. Para os entrevistados, o trabalho prisional é essencial na vida dentro da prisão, pois possibilita que o recluso seja deslocado de sua cela para o ambiente de trabalho, o qual oferece melhores condições físicas, além de manter sua mente ocupada e permitir a remição de pena. Assim, a visão positiva do trabalho prisional (atribuída pelos internos) converge para os resultados apresentados por Morin, Tonelli e Pliopas (2007), apesar das limitações do contexto social pelo qual os internos são submetidos, produzidas pelas instituições prisionais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference32 articles.
1. Albornoz, S. (1994). O que é o trabalho (5ª ed). São Paulo: Brasiliense.
2. Antunes, R. (2008). O trabalho e seus sentidos. Confluência Revista interdisciplinar de sociologia e direito, 10(1), 43-61.
3. Barbosa, A. F. (2012). Fatores preditivos da reincidência: análise de uma amostra aleatória de reclusos portugueses do sexo masculino. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal.
4. Bitencourt, C. R. (2017). Falência da pena de prisão: Causas e alternativas (5ª ed.). Revista dos Tribunais.
5. Brasil. (1984). Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2021.