Abstract
O resíduo de serviços de saúde dispõe de características e riscos que impactam sobremaneira o desempenho ambiental numa organização hospitalar. O proposito deste artigo é analisar e discutir o impacto do gerenciamento do resíduo de serviços de saúde sobre o desempenho ambiental à luz de trabalhos já publicados. Uma pesquisa bibliográfica existente sobre gerenciamento de resíduos de saúde foi realizada para analisar e discutir o seu impacto no desempenho ambiental. Nas atividades hospitalares os resíduos gerados resultam, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais mais significativos para a organização. Os resultados encontrados possibilitaram identificar as evidências sobre o gerenciamento do resíduos de serviços de saúde – RSS e analisá-lo de modo a permitir que o estudo possa responder as questões suscitadas, ou não, sobre o desempenho ambiental na organização. Para tanto, conclui-se que o estudo realizado contribui para realçar a necessidade do correto gerenciamento do resíduo de serviços de saúde, sendo recomendáveis novos estudos sobre o gerenciamento e o seu impacto no desempenho ambiental da organização por meio de indicadores.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference17 articles.
1. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada nº222. Dispõe sobre o Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Ministério da Saúde, 2018.
2. Silva LESS, Oliveira JSB, Evangelista TJ et al. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: atenção básica e hospitalar. Rev. Gestão & Saúde (Brasília) Vol. 08, n. 02, maio. 2017. p 318-337.
3. ZAMONER, Maristela. Modelo para avaliação de planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) para Secretarias Municipais da Saúde e/ou do Meio Ambiente. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, n. 6, p. 1945-1952, Dez. 2008.
4. GESSNER, Rafaela et al. O Manejo dos Resíduos dos Serviços de Saúde: Um problema a ser enfrentado. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 18, n. 1, mar. 2013.
5. DE PAULA KOPP, Mariana; ARAUJO, Claudia Affonso Silva; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Gestão dos resíduos sólidos hospitalares: estudo de casos em hospitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. 2013. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, ano 10, n. 13, p. 71-95, 2013.