Abstract
Gestores públicos têm sido cada vez mais demandados por uma atuação inovadora e de liderança no gerenciamento de equipes, promovendo engajamento para o alcance de resultados. Para desenvolver essas competências é importante ir além das exposições teóricas, avançando para a aprendizagem colaborativa e construção de soluções para desafios reais. Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Fundação João Pinheiro na realização do Programa de Desenvolvimento de Gestores, uma ação de formação desenhada a partir da aprendizagem baseada em problemas. A metodologia utilizada neste trabalho foi um estudo qualitativo a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, observação participante e aplicação de questionários.Na etapa de planejamento foi realizada uma pesquisa com os gestores sobre os principais desafios enfrentados. O resultado apontou as competências de liderança e engajamento, gestão de conflitos e comunicação como essenciais para o desenvolvimento gerencial. Após a identificação das competências prioritárias, 38 gestores foram divididos em 6 grupos para trabalhar os temas a partir de uma jornada de design thinking. Os grupos delimitaram os desafios, realizaram uma imersão coletando informações com os usuários, e participaram de exposições teóricas sobre as competências. Algumas propostas apresentadas pelos grupos foram priorizadas para implementação, como a realização de ações de comunicação para o retorno das atividades presenciais e a realização de oficinas de comunicação não violenta, tema que perpassa as três competências trabalhadas. Os resultados alcançados pelo programa foram além do desenvolvimento de competências, promovendo também a integração dos gestores e a implementação de propostas para desafios da instituição.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference32 articles.
1. BARROWS, Howard. Problem-Based, Self-directed Learning. JAMA: The Journal of the American Medical Association, 250(22), 3077. 1983
2. BROWN, Kerry. Human Resource Management in the Public Sector. Public Management Review. Vol. 6, n.º 3: 303-309. 2004.
3. BROWN, Tim. Design Thinking. Harvard Business Review, Jun: 84–92, 2008.
4. BROWN, Tim, WYATT, Jocelyn. Design Thinking for Social Innovation. Stanford Social Innovation Review, Winter: 30–5. 2010.
5. CONFORTO, Edivandro; AMARAL, Daniel; SILVA, Sérgio. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Porto Alegre, 2011.