Abstract
O mercado brasileiro atual é caracterizado pela crescente participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que se mostram cada vez mais importantes para o desenvolvimento dos cenários econômico, empregatício, empresarial e geral do país. Apesar disso, a taxa de mortalidade desses negócios é considerável, sendo que um grande motivo apontado para tal panorama é a falta de planejamento estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar se as MPEs brasileiras adotam o planejamento estratégico e se uma aplicação concreta dessa ferramenta influencia a sobrevivência e o progresso desses negócios. Com o desenvolvimento de uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter descritivo, e a aplicação de um questionário para gestores de um conjunto de micro e pequenas empresas brasileiras, obteve-se dados primários referentes ao desenvolvimento e aplicação do planejamento estratégico nas empresas. Analisando esses dados com métodos estatísticos descritivos simples, foi possível concluir que não se pode afirmar que a prática do planejamento estratégico influencia na prosperidade e na sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras. As empresas estudadas ainda não apresentam todos os recursos ou características gerenciais necessárias para a adoção do planejamento estratégico. Este estudo permitiu o conhecimento da realidade de um conjunto de micro e pequenas empresas brasileiras, além do conhecimento de seus gestores, no que tange à implementação do planejamento estratégico e aos fatores associados a tal ferramenta.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. Alday, H. E. C. (2000). O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, 3(2), 9-16.
2. Alvarenga, R. A. (2016). Estudos dos fatores contribuintes para a mortalidade das micro e pequenas empresas do estado do maranhão. International Journal of Innovation, 4(2), 106-118.
3. Barreto, M. C., Nóbrega, K. C. & Araújo, P. S. R. Competências essenciais como vantagem competitiva: o desafio das micro e pequenas empresas. (2020). Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar – RAUnP, 12(1), 35-46.
4. Boa Vista. (2019). Pedidos de falência caem 16,0% em 2018. São Paulo: Boa Vista Sociedade Brasileira de Proteção ao Crédito. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2021.
5. Brasil. (2020). Governo destaca papel da Micro e Pequena Empresa para a economia do país. Brasília: Ministério da Economia. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2021.