Abstract
O ciclismo é uma prática que faz parte da história da sociedade, assim, buscando explorar as ações, hábitos e rotinas da experiência dessa prática e como o consumo se insere nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo compreender o comportamento de consumo dos ciclistas participantes da romaria para Aparecida do Norte a partir da abordagem da Teoria da Prática. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa, explicativa e descritiva, tendo por metodologia analítica, análise de conteúdo, a qual foi aplicada a ciclistas romeiros de dois municípios da microrregião Campos das Vertentes, estado de Minas Gerais. A partir dos resultados encontrados foi possível perceber que a prática do ciclismo é formada dinamicamente pelos materiais e competências envolvidos na prática, tais como, bicicletas, equipamentos, roupas, conhecimento, rotinas de treinos e alimentação, dentre outros, e os significados que tal dinâmica representa para os ciclistas. Acredita-se que a pesquisa contribui para o entendimento da interação entre cada um dos três elementos da prática (materiais, competências e significados) e como tal dinâmica é constituída pelas percepções e atuações dos praticantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. Physical activity and health related quality of life
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.
3. BARNES, B. Practice as collective action. IN: Schatzki, T. ; Cetina, K.K. ; Savigny, E.V. The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, p. 25-36, 2001.
4. BORELLI, F. C. A practice theory e o estudo do consumo: reforçando o chamado de Alan Warde. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 5., 2012, Curitiba. Anais [...] Curitiba, p. 1-11, 2012.
5. Towards a maintenance-based approach to mode shift: Comparing two cases of Dutch cycling policy using social practice theory