Abstract
Objetivos: Avaliar a formação em enfermagem para a atenção à saúde da população idosa nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Métodos: Abordagem qualitativa, sendo realizados dois grupos focais com 14 concluintes da graduação de enfermagem em duas instituições, através do Google Meet. A análise dos dados permitiu a compreensão das experiências compartilhadas. Resultados: Evidenciam a percepção dos discentes acerca da formação a partir das vivências na graduação. Além disso, fatores como as atividades com ênfase na saúde do idoso, teóricas e práticas para uma abordagem integrada entre ensino e prática, busca-se aprimorar os serviços prestados. Conclusões: Este estudo busca contribuir com sugestões para enfrentar os desafios da formação para atuação com a pessoa idosa.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. Aguiar, V. F. F. et al. (2019).A intergeracionalidade entre idosos e adolescentes na busca da desconstrução de estereótipos na velhice: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, vol. 23.
2. Argenta, C. et al. (2020). Distanciamento social do idoso saudável durante a pandemia covid-19: possibilidades e desafios. In: SANTANA, R. F. (org.). Enfermagem gerontológica no cuidado do idoso em tempos da COVID 19. Brasília, DF: ABEn.
3. Bardin, L.(2016). Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70.
4. Carvalho, C. R. A.(2015). A saúde do idoso no ensino superior de universidades públicas do Rio de Janeiro: o caso dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição. (Tese de Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública). Rio de Janeiro: FIOCRUZ.
5. CNS - Conselho Nacional de Saúde. (2012). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: CNS.