Abstract
O objetivo fundamental deste estudo é analisar o impacto dos empreendimentos turísticos na sustentabilidade da atividade turística, no caso específico da cidade do Porto (Portugal). Para esta pesquisa foi escolhida a pesquisa quantitativa, mais concretamente a realização e divulgação de um inquérito por questionário estruturado, já que permite uma resposta prática, rápida, anónima e em grande número, sendo que o questionário foi respondido apenas por residentes da cidade do Porto. Através de uma amostra composta por 166 indivíduos, os resultados permitiram concluir que (1) os empreendimentos turísticos, através das suas receitas, podem contribuir para o desenvolvimento de medidas mais sustentáveis que contribuem para a construção de um destino mais sustentável, (2) a construção de empreendimentos turísticos na cidade, aos olhos dos residentes, implica um uso excessivo do solo e dos recursos do território, prejudicando o nível de sustentabilidade da cidade e (3) de um modo geral, os empreendimentos turísticos, devem ser construídos de forma sustentada, sob a orientação de um bom plano de ordenamento de território e com a adoção de medidas de funcionamento sustentáveis, de modo a minimizar os impactos negativos causados no meio físico e cultural, aumentando os impactos positivos, contribuindo, dessa forma, para a construção de um destino cada vez mais sustentável, tendo em consideração a digitalização e a transição digital em curso.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference48 articles.
1. Agência Lusa (2020). Região Norte é a que tem mais selos “Clean & Safe” em Portugal. Diário de Notícias. Disponível em https://www.dnoticias.pt/2020/5/28/49908-regiao-norte-e-a-que-tem-mais-selos-clean-safe-em-portugal.
2. Almeida, J.B.R. (2016). Sustentabilidade em Hotelaria - Uma Análise da Infusão/Difusão em Hotéis de Lisboa. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Europeia.
3. Apuke, O. (2017). Quantitative research methods: A synopsis approach. Arabian Journal of Business and Management Review, 6(11), 40-47.
4. Carvalho, P., Salazar, A., & Neves, J. (2011). A Imagem Percebida e o Perfil do Turista de um Destino Turístico Cultural: O Caso Do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade. Actas das XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Espanha., Córdova.
5. Campenhoudt, L. & Quivy, R. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais (5.ª Edição). Lisboa: Gradiva Publicações.