Abstract
Os padrões inadequados de consumo e os efeitos nocivos acarretados ao meio ambiente têm desafiado as Instituições Públicas a melhorarem constantemente o valor público a ser agregado à sociedade e ao meio ambiente por meio de resultados ecoeficientes nos serviços prestados à sociedade. Nesse contexto, está inserido o Secretário Executivo na Administração Pública como agente estratégico junto a executivos e subordinados. Todavia, tais mudanças devem vir materializadas no desenvolvimento da consciência e de comportamento pró-ambiental dos servidores que a compõem, de modo a desenvolver competências que os tornem aptos a contribuir com a sustentabilidade organizacional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a consciência sustentável, o comportamento ecológico no trabalho e o domínio das competências para a sustentabilidade organizacional dos Secretários-Executivos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, tipo survey, com dados obtidos por meio da aplicação de questionários fechados, analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados encontrados indicaram que há uma consciência ecológica nos secretári-os executivos, mas que ela não se materializa na mesma intensidade em relação ao comportamento no trabalho. Observou-se que as competências para a sustentabilidade identificadas nesses profissionais, foram a normativa e a preventiva, mas, que necessitam desenvolver as competências sistêmica e interpessoal, pela sua capacidade e abrangência de intervenção na Instituição.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference38 articles.
1. , 2013. Disponível em: . Acesso em 15 jul 2021.
2. Afonso, m. H. F., Bornia, a. C., Echegaray, f., Andrade, D. F. (2016). Comportamento de consumo sustentável: mensuração com o uso da teoria da resposta ao item. Revista Gestão.Org, v.14, Edição Especial, p 16-29.
3. Aguero, C. F. R. (2012). La secretaria sustentable. Posadas: Creativa.
4. Barros, R. T. V. (2012). Elementos de gestão de resíduos sólidos. Belo Horizonte: Tessitura Editora.
5. Bíscoli, F.R.V; Durante, D.G; Bulgacov, Y. L.M (2016). Prática profissional do secretariado executivo em organizações: Indícios de uma prática no contexto social brasileiro. Revista ESPACIOS, v.37, n. 11, p.16.