Abstract
À medida que as Tecnologias da Informação se tornam acessíveis e são disseminadas, as organizações buscam na interconectividade destas novas formas de prover serviços de qualidade e confiança uma vez que a Tecnologia da Informação (TI) está cada vez mais integrada aos processos de negócio. A ocorrência de um incidente é um acontecimento que afeta um serviço ou sistema de TI, e a restauração do seu nível de desempenho original exige considerável esforço de recursos, físicos, humanos e administrativos. Restaurar um serviço após um incidente depende de um planejamento de recuperação estruturado. A recuperação operacional de incidentes é a capacidade de reagir a uma interrupção nos serviços e restaurar as funções críticas dos negócios da organização. Existem boas práticas que auxiliam na Gestão de Continuidade de Negócios (GCN), porém a falta de estruturação na aplicação destas, de forma alinhada e integrada, pelas organizações, impacta negativamente na estratégia de elaboração de um plano de continuidade de negócios eficiente e eficaz. O objetivo deste artigo é propor um modelo de GCN, baseado em boas práticas de Governança de TI, de forma estruturada e alinhada. Este artigo apresenta o Management Process Organization (MaPO), o qual é um modelo que define o monitoramento de recursos ativos do serviço, aplicando processos de gestão de TI, baseados na Information Technology Infrastrcture Library (ITIL), assim como Balanced Score Card (BSC), Business Impact Analysis (BIA) e gestão de riscos, baseados no Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), no alinhamento estratégico e organizacional, bem como implementações necessárias a atender os requisitos de negócio. O modelo MaPO partiu do princípio de estudo de serviços disponíveis de TI de uso comum, partindo desde a gestão estratégica, até a gestão operacional, sendo uma opção de ferramenta para direcionar a integração das boas práticas de mercado e aplicá-las de forma eficiente e eficaz.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference28 articles.
1. AXELOS, Global Best Practice. ITIL Maturity Model and Self-Assessment Service: User Guide. Axelos Limited, October, 2013. Disponível em http://www.axelos.com. Acessado em 21/05/2017.
2. ARNAUD, V. G., Governança de Tecnologia da Informação: em Busca de Alinhamento com a Estratégia da Organização. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2007.
3. BALANCED SCORECARD INSTITUTE (BSCI). Balanced Scorecard Institute. 2010. Disponível em http://www.balancedscorecard.org. Acessado em 19 06. 2019.
4. BARROS, M. D.; SALLES, C. A. L.; Mapping of the Scientific Production on the ITIL Application Published in the National and International Literature; Procedia Computer Science, Artigo, Rio de Janeiro, v. 55, p.102-111, DOI 10.1016/j.procs.2015.07.013, 2015.
5. CHA, S.-C., JUO, P.-W., LIU, L.-T., CHEN, W.-N., RiskPatrol: A risk management system considering the integration risk management with business continuity processes, 2008 IEEE International Conference on Intelligence and Security Informatics, Taipei, pp. 110-115, 2008, doi: 10.1109/ISI.2008.4565039.