Abstract
O presente estudo, firmado sobre o referencial teórico oriundo do campo de conhecimento da Gestão Pública, objetivou analisar as possíveis relações entre os conceitos de Desenvolvimento Humano, Capital Humano e Transparência Pública. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se do procedimento estatístico denominado Coeficiente de Pearson (r), a fim de testar a possibilidade de correlação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proxy de Desenvolvimento Humano, o Índice de Produtividade no Trabalho (IPT), proxy de Capital Humano e a Escala Brasil Transparente (EBT), proxy de Transparência Pública. Os resultados demonstraram evidências de relação positiva de grau moderado entre o Desenvolvimento Humano e o Capital Humano e de grau alto entre o Desenvolvimento Humano e a Transparência Pública. Esses resultados demonstraram alinhamento com estudos anteriores que teorizavam sobre as possíveis relações entre esses conceitos da Gestão Pública. Ao final do estudo, foram formuladas algumas sugestões para a realização de estudos futuros que examinem se os governos estaduais brasileiros adotam uma abordagem integrada, considerando as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano, a fim de garantir que os benefícios alcancem todas as camadas da sociedade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference33 articles.
1. ANDRADE, Daniel Pereira. Políticas públicas baseadas em evidências: um debate necessário. GV-EXECUTIVO, v. 22, n. 2, 25-28, 2023.
2. BERCHIELLI, Francisco Osvaldo. Investimento em capital humano: parâmetros para a determinação de uma política de desenvolvimento econômico. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 1, p. 84-101, 2022.
3. CGU – CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Mapa Brasil Transparente, 2023.
4. CLP – CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA. Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, 2022.
5. DA SILVA, Alessandro Soares. Movimentos Sociais, Ambiente e Governança Urbana Democrática. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 12, n. 1, p. 84-106, 2022.