Abstract
Esse trabalho possui o propósito de evidenciar o efeito de framing, um conceito da economia comportamental, como estratégia de comunicação de serviço de seguro. Para isso, o objetivo geral do estudo é analisar o impacto do efeito de framing de ganho e perda no processo de compra de um seguro de celular, incorporado ao exame do envolvimento dos participantes com o tema. A metodologia foi composta de pesquisa experimental com caráter quantitativo, logo, estudantes de graduação de quatro instituições de ensino foram instigados a responder questionários on-lines, em duas versões. O intuito do instrumento de coleta de dados foi medir a intenção/atitude de compra do seguro de celular em dois grupos a partir de questões associadas a variável independente: tipo de anúncio (framing de ganho e de perda) do serviço. O exame dos dados se deu mediante a análise das frequências de respostas vinculadas ao emprego do teste T. Os resultados demonstraram que os respondentes possuem baixo envolvimento com o tema, além de os grupos não apresentarem distinções muito significativas. A partir dos testes das hipóteses, foi possível verificar que o efeito de perda motiva mais na adesão do seguro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference37 articles.
1. Aliaga, M., & Gunderson, B. (2002) Interactive statistics. Virginia. America: Pearson Education.
2. Azevedo, G. (2010). Seguros, Matemática Atuarial e Financeira: uma abordagem introdutória. 2 ed. São Paulo: Saraiva.
3. Benjamin, A. (1988). O conceito jurídico de consumidor. Revista dos tribunais, 628, 69-79, 1988.
4. Brown, J. B., J. R. Kling, S. Mullainathan, & M. V. Wrobel (2008). Why don’t people insure late‐life consumption? A framing explanation of the under‐annuitization puzzle. American Economic Review, 98(2), 304–309.
5. Bochner, S., & Insko, C. A. (1996) Communicator discrepancy, source credibility, and opinion change. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, DC ,4(6), 614-621.